terça-feira, 26 de janeiro de 2016

LIVRO: PECAR E PERDOAR Deus e o homem na história - LEANDRO KARNAL



Karnal, Leandro. 1ªed. HarperCollins Brasil, 2014
208 páginas

Karnal neste livro nos fala do pecado e do perdão e para tanto se utiliza dos sete pecados capitais fazendo uma análise laica em relação a vida e aos acontecimentos que ocorrem para todos nós. É muito interessante e válido. 

Ele começa nos falando sobre o perdão, quando muitos de nós ou penso que todos nós muitas vezes achamos que é fácil, que perdoamos, que ficamos bravos no momento, mas depois passa, porém Karnal fala de si próprio, de quando realmente se confrontou com uma situação onde era difícil perdoar. 

Um dos pontos que mais me chamou a atenção é a questão do orgulho, ao qual nenhum de nós escapa e que seria o maior pecado, o que está por trás de todos os outros. Ele nos conta a história de Santo Antão que o diabo faz de tudo para fazê-lo pecar, e após muitos anos de tentativas ele finalmente desiste, e ao sair da caverna onde estava o santo este diz: Deus, consegui!, e o diabo volta com um sorriso nos lábios, ele havia vencido, pois aí está o orgulho. Outro exemplo forte que Karnal nos dá é o de uma mãe que deixa de comer para dar ao filho, o que todos nós consideramos um ato de amor, sacrifício, mas no fundo, esta mãe se alimenta do orgulho de seu ato, há algo de egoísmo nisto. 

Para quem conhece Karnal e já assistiu os vídeos com ele, sabe como ele faz uso da palavra e sua forma de falar, e que se percebe também no livro, há pausas, há lucidez, há um choque muitas vezes. 

Um livro para pensar, analisar seus próprios atos e sentimentos em várias situações da vida. 

Leandro Karnal nasceu em 1963 em São Leopoldo, RS. É historiador e professor da Unicamp. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário