sábado, 28 de dezembro de 2013

FILME: AS AVENTURAS DE PI - 2012




Direção: Ang Lee - 2012
Duração: 127 min 
Título original: Life of Pi 
Roteiro: David Magee
País: Estados Unidos 

Venceu o Oscar de melhor diretor em 2013 

Adaptação do livro A vida de Pi de Yann Martel 

Talvez o melhor filme que assisti para abordar o trauma. Pi ( Suraj Sharma/Irrfan Khan)  se utiliza de uma metáfora para falar o que não consegue contar de outra forma e com isto superar um trauma.
A viagem ao inferno se transforma numa aventura, e Richard Parker não precisa ser vencido, ele se torna um aliado, que ajuda-o a sobreviver, após ser domado. Mas não esqueçamos que isto se passa dentro de Pi, é uma luta interior com este lado tigre que todos nós temos e que às vezes vem á tona e nos assusta.




Quando assisti ao filme senti que havia algo em mim que se angustiava, e eu não compreendia o que. Cheguei a sentir vontade de sair do cinema, o que nunca me ocorreu antes. O que era isto? Somente uma semana após ver o filme as coisas foram se acomodando e revelando a imensa riqueza do filme, onde ao não podermos falar de algo, no caso de PI, sobre sua mãe e tudo que ele viu e sentiu, e também o confronto com o agressor introjetado ou aquele que todos temos e aparece, é que pude perceber o motivo do meu mal estar inicial.

O filme oferece várias versões de compreensão, e cada um pode escolher a sua. Há a religião, há o pensar positivo e seguir em frente, e quantas se desejar mais. Porém, a minha foi esta, a metáfora para falar de algo e poder tirar de si toda a dor e o ódio que ele por um momento carregou dentro dele mesmo. A viagem de Pi é no fundo uma grande luta com ele mesmo, até que o Tigre se vá, e ainda assim, ele deixa um resto, um pequeno traço em Pi.



Assista ao trailer





Ang Lee nasceu em 1954 em Chaojhou , Pingtung - Taiwan. Primeiro de origem asiática a ganhar o Oscar de Melhor Diretor. Vive nos Estados Unidos. 


TRILHA SONORA 


MÚSICA DE MYCHAEL DANNA - trilha sonora 


Mychael Danna nasceu em 1958. É um compositor canadense

Nenhum comentário:

Postar um comentário