quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

FILME: ALÉM DA VIDA - 2010



Direção: Clint Eastwood - 2010
Duração: 129min 
Título original: Hereafter 
Roteiro: Peter Morgan 
País: Estados Unidos 

Ganhou o prêmio David di Donatello de melhor filme estrangeiro 

O tema é a morte, o que não conhecemos e não temos como conhecer. Os três personagens do filme tentam lidar com ela.

A jornalista Marie (Cécile de France), famosa, rica, inteligente que sempre destrincha e desvenda tudo e todos se vê diante de algo que não se explica. Ela se salva de um tsunami, mas enquanto esteve submersa na água após bater com a cabeça tem "visões". Após esta experiência ela não consegue mais retomar seu lugar na vida, ninguém consegue compreendê-la ou acreditar nela. Deixará tudo para ir em busca de explicações e de pessoas que possam acreditar nela. Acaba escrevendo um livro. Perde sua vida anterior o que também não deixa de ser uma morte. Ela acabara encontrando o vidente que vê nela alguém como ele, que também teve contato com a morte.



O vidente George (Matt Damon) que após uma cirurgia no cérebro passa a ter contato com os mortos, tem visões rápidas ao tocar na pessoa ou em um objeto e os escuta. Faz disto um meio de ganhar dinheiro, mas percebe que isto não é um dom e sim uma maldição, que não pode viver lidando com a morte diariamente. Ele para com isto e tenta levar uma vida comum.

O menino  Marcus (Frankie McLaren/ George McLaren) que perde seu irmão gêmeo e quer reencontrá-lo, não consegue viver sem ele. Ele encontra o vidente que acaba por atendê-lo e ouve do irmão que era ele quem tomava decisões e cuidava dele, mas que agora ele vai embora e ele tem que cuidar de si, que está por conta própria a partir de agora.

A questão aqui não é dizer se estas visões e vozes são reais ou delírios, mas sim o que faz o vivo para lidar com a morte. O filme mostra a exploração por pessoas de má fé deste desejo humano de ter contato com os mortos e da crença em uma outra vida após a morte como consolo pelo o que todos nós sabemos, ou seja que vamos morrer um dia. O medo, o não aceitar a perda.

Uma coisa é certa, haja ou não vida após a morte são dois mundos separados e cada um deve ficar e estar no seu, por isto o luto onde tudo que fazemos e sentimos é por nós mesmos, é sobre nós, não sobre os que partiram. É sobre como viver sem eles aqui deste lado onde não estão mais. A aceitação disto, porque a falta nunca se preenche, esta perda não é recuperável, mas é preciso viver e para que isto possa acontecer precisamos viver o luto.

Uma observação sobre o filme: a filmagem do tsunami é incrível, muito bem feita.

Clint Eastwood nasceu em 1930 em São Francisco, Califórnia, EUA. É um ator de cineasta.

Tema do filme. Composição de Clint Eastwood. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário