segunda-feira, 31 de agosto de 2015

MINISSÉRIE: SARTRE A ERA DAS PAIXÕES - 2006



Direção: Claude Goretta - 2006
Duração: 190 min
Título Original: Sartre: L'agê des passions 
País: França 

Trata-se de uma minissérie em dois episódios que reconstitui a atuação de J.P. Sartre entre os anos de 1958 e 1964.



Durante estes sete anos acompanhamos Sartre (Denis Podalydès) em seus debates filosóficos, literários e políticos, sua atuação contra a Guerra da Argélia, suas viagens à Cuba e à Rússia, sempre acompanhado de Simone de Beauvoir (Anne Alvaro).

O Filme também traz a vida mais pessoal de Sartre, como seus amores, principalmente neste período por Carla ( Maya Sansa), uma italiana que vivia em Paris e namorava Frédéric (Frédéric Gorny) que se engaja na militância contra a guerra da Argélia e por Lena (Nino Kirtadzé), uma russa. Suas viagens pela Itália, para onde iam praticamente todos os anos, muitas vezes acompanhados de Sylvie (Élisabeth Vitali). Também adentramos um pouco o mundo das editoras com a famosa Gallimard que publicou os livros de Sartre e Simone através das conversas de Sartre e Robert Gallimard (Carlo Brandt). As amizades, as discussões intelectuais, os livros, as impressões e a atuação de Sartre e Beauvoir na revista Os Tempos Modernos.

A todos que se interessam por Sartre e Beuavoir recomendo que assistam. Mas o filme também é um retrato da época, de Paris, da efervescência intelectual , da agitação política que já antecipava o maio de 68. 

Claude Goretta nasceu em 1929 em Genebra, Suíça

Nenhum comentário:

Postar um comentário