segunda-feira, 29 de setembro de 2014

LIVRO: A CAMINHADA - ou o homem sem passado - ROBERTO NICOLATO


Nicolato, Roberto. 1ª ed. Blanche, 2013
112 páginas

Eu procurava um livro sobre o Caminho Andino, mas estava difícil encontrar algo que não fosse turismo, mas sim uma experiência vivida neste caminho e então deparei com este livro escrito por um professor que atualmente vive em Curitiba - PR.

O livro descreve a experiência  e caminhada pela Bolívia e Peru terminando com a trilha Inca e Machu Picchu de Júlio Saboia. É um livro diferente e do qual gostei muito. Há toda uma experiência do inconsciente nesta jornada em busca de seu passado e da resolução de suas questões atuais. É um crescimento, uma busca de si mesmo se libertando do desejo do Outro e se constituindo como sujeito.

Ele durante sua jornada terá a companhia de Glória, Lídia e Daniel, além do guia Juan. Não vou fazer comentários aqui para não tirar a interpretação de cada um que ler o livro.

Ele parte por Corumbá com o trem da morte, visita o sítio arqueológico de Tiahuanaco na Bolívia, Puno, Cusco, o lago Titicaca, mas será na trilha andina que ele finalmente se encontrará consigo mesmo.

Também me encantei com o fato dele falar sobre um seminário, e não sei explicar porque havia algo de familiar, até que podemos identificá-lo, é Caraça, em Minas Gerais, também um local sagrado.

Um pequeno livro encantador, que nos ensina muito e nos mostra como o inconsciente atua. Apesar de ser ficção, é real, uma vez que a vida é um romance ficcional que cada um de nós escreve e vive.

Roberto Nicolato 

Nenhum comentário:

Postar um comentário