sábado, 28 de dezembro de 2013

FILME: SÉRAPHINE - 2008




Direção: Martin Provost - 2008
Duração: 125 min
Roteiro: Martin Provost e Marc Abdelnour 
País: França 

O filme é uma cineobiografia de Séraphine Louis (1864-1942) mais conhecida como Séraphine de Senlis que foi descoberta pelo marchand e colecionador Wilhelm Uhde que foi um dos primeiros a ver em Picasso o grande pintor que ele foi.



Séraphine (Yolande Moreau)  é uma doméstica, uma simples mulher do povo, órfã foi criada num convento. Um dia tem uma visão, seu anjo da guarda lhe diz que tem que pintar.
Ela cria obras maravilhosas, pinta com os dedos no chão, em telas que ela mesma faz, prepara suas tintas com o material que consegue, em seu pequeno quarto que aluga na vila onde mora na França.


Ela passa a trabalhar para Uhde (Ulrich Tukur)  que vem morar na vila e ele descobre suas obras, porém com a Primeira Guerra ele tem que fugir, pois é alemão. Quando a guerra termina, ele retorna e então investe nela, vende seus quadros, lhe dá dinheiro a sustentando, compra material para ela e Séraphine passa a se dedicar a sua arte.
1929 - a quebra da bolsa nos Estados Unidos balançam o mercado das artes, Uhde já não consegue mais vender obras e não tem como mantê-la da maneira que fazia. Ela volta a ouvir vozes e segue o que lhe dizem, se veste de noiva e sai pelas ruas distribuindo objetos nas casas, a polícia é chamada e ela é levada, considerada louca é internada. Uhde irá lhe dar todo apoio material de que necessita, terá um quarto só para ela no qual a janela tem uma vista para um bela árvore, o que ela adora, mas nunca mais pintará, diz que ali não é um lugar para isto, queria voltar para casa, mas não lhe permitem. Terminará seus dias no asilo para doentes mentais.



Suas telas são vivas, quem as olha sente algo se mexendo, é forte, é sensual, é a natureza.Ela pinta de memória, não precisa de uma paisagem à sua frente. É uma pintura perturbadora onde há o inconsciente se manifestando. Uma mulher ao olhar para um dos seus quadros dirá: parece que mexem tuas flores, é como se houvessem insetos ali.




 Ela é muito sensível a qualquer coisa que o outro lhe diga. Ela não teve mãe para se espelhar e se definir, e recebe o nome de um anjo - serafim, e é um anjo que lhe fala, sua mãe? As mulheres da vila são intrigueiras, riem dela, e a invejam também. Quem será que é melhor? mais normal? E eu me pergunto, é possível pintar como ela fez sem ter um pouco de loucura? E que loucura ruim é esta que leva uma pessoa a pintar e não fazer mal a ninguém?



Yolande Moreau está deslumbrante no papel de Séraphine.




Trailer em francês com legendas em inglês




Martin Provost nasceu em 1957 em Brest, França. 



Trilha sonora de Michael Galasso 

Johann Sebastian Bach - Die Kunst der Fuge 

Michael Galasso nasceu em 1949 em Hammond, Louisiana, EUA e faleceu em 2009 em Paris. Foi um compositor

Johann Sebastian Bach nasceu em 1685 em Eisenach, Alemanha e faleceu em 1750 em Leipzig, Alemanha. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário