segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

LIVRO: MUITO LONGE DE CASA - Memórias de um menino-soldado - ISHMAEL BEACH


Beah, Ishmael. Ediouro, 2007
Tradução: Cecilia Gianetti
224 páginas
Título original: A long way gone: memoirs of Boysoldier

País: Serra Leoa 

Um relato doloroso e terrível de uma realidade que ocorre em vários locais, os meninos-soldados, crianças que perdem sua infância, ou melhor, tem sua infância literalmente roubada, perdem suas famílias, suas referências, se vêem sozinhas no meio de uma guerra, fugindo, com fome, apavorados e tem que aprender a sobreviver, lutar, fugir, até que em determinado momento ou são capturados ou se entregam em busca de um pouco de segurança e comida e se transformam em meninos-soldados.

Ishmael tinha 12 anos quando a guerra civil de Serra Leoa, África, o atingiu. Era um dia feliz, como outro qualquer na pré-adolescência, estava com amigos, havia passado pela casa da avó, quando de repente tudo se foi, a aldeia onde morava fora atacada pelos rebeldes.

O relato é doloroso, cruel, a luta pela vida, não poder mais olhar por ninguém a não ser salvar a si próprio, o medo, a desconfiança que se instala num povo antes hospitaleiro, tranquilo e pacífico. No meio de todo este horror ainda os resquícios desta vida de antes através das histórias que se contavam, sobre o porco selvagem, o Seu Aranha, que é um fio extremamente frágil com o que era e o que poderia ter sido a vida deles se não houvesse a guerra civil.

A lavagem cerebral com a incitação ao ódio efetuada pelos rebeldes ou pelos soldados do exército, o uso de drogas, até o momento em que ao invés de fugir do morticínio ele mesmo começa a perpetuá-lo, matando a sangue frio, planejando os ataques e rindo depois. O que se lê no livro é a transformação de uma criança feliz em um apavorado fugitivo que sente repulsa pelo o que vê  e depois se transforma ele mesmo em um assassino cruel.

Quando a Unicef entra no país ele será levado para um centro de reabilitação. Aos poucos será desintoxicado das drogas, mas o trauma, este permanecerá. Os pesadelos, o medo, a desconfiança, as enxaquecas. Será adotado por um tio, irmão de seu pai, irá aos Estados Unidos participar de uma conferência que reuniu crianças de vários países onde ocorrem coisas iguais ou piores, e ao retornar, quando acredita que está podendo retomar sua vida, a guerra o alcança novamente. Ele foge, deixa Serra Leoa para trás e consegue chegar aos Estados Unidos onde poderá escrever este livro num ato de coragem e de redenção.

A guerra civil teve início em 1991 com a derrubada do governo, a luta visava o poder e a posse dos diamantes em Serra Leoa, que também financiavam os golpes e os rebeldes. O país estava marcado pela corrupção e má administração e em nome disto eles lutavam, mas como sempre ocorre, o motivo é belo, mas a desgraça é pouca, a crueldade, os civis que são mortos sem motivo algum, apenas para diversão ou mostra de poder. Uma triste realidade do que o ser humano é capaz. A RUF, o grupo de extremistas passaram a controlar o leste do país, justamente a zona de mineração. O pai de Ishmael trabalhava na mineração. Para dominar a área eles invadiam as aldeias e matavam todos, mutilavam, ateavam fogo nas casas. Não queriam que as pessoas fugissem, mas se ficavam morriam, se fugiam eram mortos se alcançados. Ishmael conseguiu fugir. A guerra civil terminou em 2002. É triste ver um povo que era pacífico, alegre, que tinha seus rituais, hospitaleiro, que respeitava os velhos, ser destruído desta forma em nome do poder e do dinheiro. A dispersão, os refugiados que sofrem, a perda de referências e de sua família, amigos, de sua vida.


Ishmael Beach nasceu em 1980 em Mattru Jong em Serra Leoa. Chegou aos Estados Unidos em 1998 e graduou-se em Ciência Política em 2004. É membro do Comitê de Direitos da Criança da ONG Human Rigths Watch. Já falou várias vezes na ONU e vive em Nova Iorque.

Este livro tem Roteiro de Leitura no Blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário