sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

FILME: TOM & VIV - 1994



Direção: Brian Gilbert - 1994 
Duração: 126 min 
País: Reino Unido 

T.S.Eliot (William Dafoe) o poeta americano e sua primeira mulher Vivienne Highwood (Miranda Richardson) uma aristocrata inglesa. O casal foge para poder casar e depois se instalam no sótão de Bertrand Russel.

Viv tem altos e baixos de humor e um sangramento muito forte por ocasião de suas menstruações, o que na época assustava. Era uma mulher exigente, carente e se sentia facilmente rejeitada  se tornando vingativa. Tinha crises histéricas. O que ela desejava era viver, fazer coisas, participar. Seus pais a controlavam e seguravam por causa de suas crises de humor e por falar alto e dizer o que pensa numa sociedade que valorizava o discreto. Ela se iludiu ao achar que Eliot a tiraria deste mundo, mas era o contrário, ele queria entrar para este mundo, americano ele admirava o estilo inglês.



Eliot não falava com ela. Ela perguntava algo e ele a olhava e ia embora. Ela nunca sabia o que ele pensava ou queria. Ajuda-o a escrever, era sua inspiração. Aos poucos, a medida que ele ganha dinheiro e fama, vai se afastando dela. Movida pelo ciúme, despeito e rejeição ela apronta. Chega a ser engraçado, ela é muito inteligente, mas para aquela época era loucura. Hoje também, mas não ao ponto de ser internada.

Ela se joga em cima dele dirigindo, é um ato louco, mas ninguém se machucou. Ela "ataca" Virginia Woolf com uma faca e ri muito depois dizendo que queria que ela fosse embora e conseguiu. Também faz das suas contra a secretária do marido que não a deixa chegar à ele. Mas em momento algum ela chega a realmente ferir alguém.

Por causa destes atos Eliot e o irmão dela convencem a mãe, após a morte do pai, a interná-la e colocar sua herança em uma fundação que será gerida pelos dois homens. Eliot se separa dela.

Para interná-la é necessário que três médicos atestem que ela é louca e para isto eles vão à sua casa e irão lhe fazer três perguntas, se ela errar é louca. Viv era especialista em decifrar enigmas e charadas. Ela acerta a primeira brincando, a segunda após olhar para Eliot ela pensa e erra. Pronto é considerada doente mental. Nem mesmo Eliot sabia as respostas das charadas.

Viv ficará internada por 40 anos até sua morte. Num dado momento se desvenda o que ela tinha e  ao que tudo indica ela foi vítima de seu ex-marido e irmão para que eles pudessem gerir o dinheiro dela. Mas ela não aceita esta versão, fica com a versão anterior e mantém seu sonho de musa do poeta. Talvez fosse melhor mesmo, pois desmoronar com tudo após tantos anos não era algo fácil.

Eliot se casou novamente e nunca foi visitá-la. Seu irmão retorna da África e envergonhado vai visitá-la se sentindo um mau-caráter.

Mais uma mulher que desejou ser livre, viver, poder criar e não pode devido a moral, a cultura e a sociedade. E o mais dramático é quando se descobre o que eram suas alterações de humor, o que deixo para os que assistirem ao filme.


Brian Gilbert nasceu em 1960 na Inglaterra.


Trilha sonora de Debbie Wiseman 

Debbie Wiseman nasceu em 1963 em Londres, Inglaterra.É uma compositora

Nenhum comentário:

Postar um comentário