quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

LIVRO: UM SÉCULO DE SABEDORIA - CAROLINE STOESSINGER


Stoessinger, Caroline. Seoman, 2013
Tradução: Martha Argel e Humberto Moura Neto
215 páginas

A vida de Alice Herz-Sommer, um século de vida. Ela tem atualmente 110 anos.

Alice nasceu em Praga em 1903, teve uma infância feliz. Conheceu Franz Kafka por quem tinha um imenso carinho e o chamava de Tio Franz,  Max Brod que escreveria a biografia de Kafka e foi responsável pela publicação de sua obra, que Kafka queria destruir, além de através das amizades de sua mãe ter conhecido Gustav Mahler, Sigmund Freud e Rainer Maria Rilke.

Porém seu mundo iria mudar radicalmente com a ascensão de Hitler ao poder. Sua família era judia e Alice seria deportada junto com seu marido e filho para Theresienstadt. Suas duas irmãs, sendo que uma era gêmea de Alice conseguiram ir para a Palestina, mas Alice ficou para cuidar da mãe que também morreu no campo de concentração. Na época venderam a maior parte de suas propriedades para possibilitar a ida das irmãs. Os britânicos cobravam uma taxa de desembarque que equivale atualmente a US$ 100 mil para cada pessoa que entrasse na Palestina.

Alice e seu filho Rafi sobreviveram ao holocausto e retornaram à Praga onde encontraram seu apartamento ocupado por outras pessoas, o que ocorreu com muitos judeus que conseguiram sobreviver. Depois ela se mudará para a Palestina para ficar próxima às suas irmãs e onde será amiga de Golda Meir.

Alice é uma grande pianista, sua vida foi dedicada ao filho e à música, e foi isto que a salvou. No campo de concentração de Teresin ou Theresienstadt como era chamado pelos alemães ela continuou ensinando piano e até dando concertos, pois este campo era usado pelos nazistas como propaganda para ser apresentado ao mundo como um lugar muito bom onde os judeus eram bem tratados e estavam bem. Era aí que a Cruz Vermelha fez suas visitas de inspeção.

Seu filho também se tornou um músico, tocava violoncelo e como morava em Londres, Alice acabou se mudando para lá, mas sempre manteve sua independência vivendo sozinha e dando aulas de piano. O maior desafio de Alice foi quando seu filho faleceu prematuramente. Muitos temeram por ela e pensaram que não iria se recuperar, mas um dia ela voltou a tocar, devagar, e aos poucos foi retomando sua vida.

Alice também nos ensina sobre a velhice " Você não pode ver meu eu verdadeiro dentro desta pele enrugada, a vida que há em minhas emoções. O que enxerga é só a aparência externa de uma mulher muito velha." Aos 83 anos ela teve um câncer de mama, fez a cirurgia que o médico achava até desnecessário em função de sua idade, e continua entre nós mais de 20 anos depois. Em Londres foi estudar filosofia na Universidade da Terceira Idade.

Ela é uma fortaleza, um exemplo de vida, passou pelo século XX todo, sobreviveu a muitas perdas, ao holocausto e ao câncer e sempre se manteve otimista e sorridente. Rir é a melhor cura para a dor.

Como ela fez isto? vivendo para a música, a música a salvou. Se mantendo sempre ocupada e independente.  "Aprecie as tarefas simples, elas ajudam a transpor os maiores desafios da vida". Vive em Londres até hoje.




Assista ao vídeo de Alice em inglês e a ouça tocando






 Caroline Stoessinger com Alice. Caroline é uma pianista e vive em New York e apesar de já haver escrito e produzido roteiros para programas de TV sobre música este é seu primeiro livro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário