quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

FILME: O EXÓTICO HOTEL MARIGOLD - 2011


Direção: John Madden - 2011 
Duração: 124 min 
Título original: The Best Exotic Marigold Hotel 

Adaptação do livro These foolish things de Deborah Moggach 

Sete idosos britânicos, um casal, uma viúva, duas solteiras, dois solteiros  resolvem ir para um Hotel para aposentados na Índia iludidos pelo anúncio. Claro que o que encontram é bem diferente do que foi oferecido.

O filme nos fala do antes, de como estavam suas vidas na Inglaterra e depois o que irá se passar neste exótico Hotel, nos mostrando o quanto é difícil ser idoso na sociedade que cultua os jovens, mas também o quanto se pode ainda aproveitar a vida.

Evelyn ( Judi Dench) a viúva, está as voltas com o uso da internet e liga para o atendimento se deparando com algo decorado, onde o que não consta no manual de procedimentos não pode ser resolvido. Parece uma gravação. Esta experiência lhe valerá mais tarde como uma aprendizado e resultará em um trabalho na Índia onde irá desrobotizar um call center.

Muriel (Maggie Smith) uma das solteiras, precisa fazer uma cirurgia e para furar a fila vai fazê-la na Índia onde também tem um custo menor. Ela é ranzinza, xenófoba e preconceituosa, tem pavor de se contaminar. Leva com ela um estoque de comidas, bolachas e quer um médico branco, o que não encontrará. Uma Indiana cuidará dela no Hotel e então ela quer agradecer indo até sua casa, ocorre que ela é uma Intocável, e fica extremamente reconhecida pelo gesto de Muriel, e lhe serve algo para comer o que esta terá que aceitar. Aos poucos Muriel se transforma, se torna mais afetuosa e acabara contando sua história e usando seus conhecimentos para ajudar o Hotel.

Norman (Ronald Pickup) é um dos solteiros que está triste porque ainda sente desejo pelas mulheres mas nenhuma o quer por ser velho. Madge (Celia Imrie) busca um marido rico. Graham (Tom Wilckinson) é um juiz aposentado e que carrega uma culpa por sua homossexualidade e uma escolha do passado. E o casal Douglas e Jean (Bill Nighy e Penelope Wilton) que estão falidos após emprestar dinheiro à filha e que não se entendem por visões de vida diferentes.

E temos Sonny (Dev Patel) o jovem que sonha em recuperar o Hotel e tem que enfrentar sua mãe.

Aos poucos cada um deles irá adquirindo uma liberdade que não tinham  e podendo realizar coisas que nunca puderam fazer antes, o que nos mostra o quanto a velhice muitas vezes é algo prazeroso e senão isto, pelo menos pode nos trazer uma liberdade que não tínhamos antes. Vemos o preconceito que também tem os mais jovens, os filhos destas pessoas que tomam decisões por eles sem consultá-los, que os exploram seja pelo dinheiro ou para cuidar de filhos, que não levam em conta que apesar de idosos estão vivos e tem desejos.

Além disto  a riqueza da cultura indiana tão distinta da britânica, as comidas, as tradições, o clima, a vida.


John Madden nasceu em 1949 em Portsmouth, Reino Unido.

Trilha sonora de Thomas Newman 

Nenhum comentário:

Postar um comentário