domingo, 23 de fevereiro de 2014

FILME: AMÉLIA - 1999



Direção: Ana Carolina - 1999 
Duração: 130 min 
Roteiro: Ana Carolina e José Antônio Pinheiro
País: Brasil 

Uma ficção sobre Sara Bernhardt ao Brasil em 1905. Sara (Beatrice Agenin) é convencida por sua camareira Amélia (Marília Pera) a vir passar uma temporada no Brasil, porém ao chegar aqui Amélia morre de febre.
Sara se vê então num país que considera exótico e selvagem sem sua camareira que fala a língua, em plena crise existencial e artística e terá que se haver com as duas irmãs de Amélia e uma afilhada que vão para o Rio encontrar Amélia para resolver a questão das terras em Minas onde elas vivem.



São três mulheres simples, sempre viveram no campo, no interior e não entendem nada de arte e não falam nem uma palavra de francês. Elas diante do fato da morte de Amélia ficam por ali como costureiras de Amélia, e teremos cenas cômicas com as três se adaptando à um Hotel, onde pretendem cozinhar e levar a vida como sempre fizeram.



Obviamente não há maior disparidade do que entre estas três e Sara, e ela fica horrorizada, não se acostuma ao Brasil, seus cheiros, sons, seus costumes. Aos poucos vão se comunicando, sabe se lá como conseguem, mas o fazem, mas isto não diminuiu as diferenças neste contraste tão forte.



Apesar de Sara vir do dito mundo civilizado e as três mulheres representarem nosso mundo caipira, é Francisca (Miriam Muniz) que dará um show recitando I-Juca Pirama em uma cena belíssima.


Ana Carolina nasceu em 1943 em São Paulo - SP. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário