segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

FILME: CRIME E CASTIGO - 1998



Direção: Joseph Sargent - 1998
Duração: 120 min 
Título original: Crime and Punishmnet 
Roteiro: David Stevens 
País: Estados Unidos

Baseado no livro de Fiódor Dostoiévski 

Rússia, 1856. A miséria imensa em contraste com o luxo. A mulher mal remunerada naquilo que podia fazer. O assédio dos homens sobre as mulheres pobres que dependem do emprego. O pai e os irmãos são os responsáveis pelas mulheres. Muitos filhos.

Rodya Raskolnikov (Patrick Dempsey) é um professor, culto, brilhante que pertence a um grupo de anarquistas e comete um atentado contra o Czar mas não o acerta. É liberado, mas suspenso de suas funções na Universidade. Vive em dificuldades e quando sua irmã Dounia (Lili Horvath)  perde o emprego por causa do assédio do marido da patroa a situação fica difícil. Para resolver esta situação sua irmã aceita o pedido de casamento de um homem rico que não ama, e ele para tentar impedir que sua irmã se case e seja infeliz acaba cometendo um crime.

Ele sempre resolvia seus problemas de dinheiro penhorando algo com sua agiota que sempre tratava a quem a procurava com desprezo e vivia às custas do infortúnio dos outros. E será a ela que ele matará para roubar-lhe o dinheiro, mas é surpreendido pela irmã da agiota e terá que matá-la também cometendo um duplo homicídio.

Será esta segunda morte que irá atormentá-lo com a culpa. Ele considerava a agiota má e cruel com os outros e por isto matá-la é um bem para todos, mas não sua irmã.

No dia do assassinato assim que chega em casa recebe uma intimação da polícia. Como ele sabe o que fez e a culpa pesa, ele tem medo, mas no fim era por causa dos aluguéis atrasados.

A polícia começa a investigar o crime e o investigador Porfiry (Ben Kingsley) logo descobre que foi ele, mas não tem provas. Quando a consciência pesa fica escrito no rosto, e o investigador era extremamente perspicaz. Inicia-se um jogo de gato e rato, o inspetor não tem pressa, observa e espera que o criminoso confesse.

Enquanto isto Rodya se consola com Sônia (Julie Delpy) , uma jovem que precisa se prostituir para comer. O tempo passa e a culpa aumenta, ele não consegue mais ter paz, não dorme direito, fica doente, sua vida vira um inferno até que finalmente ele confessa à Sônia que irá convencê-lo a se entregar.

Sua paz só poderá retornar se ele pagar pelo que fez. Sua redenção e renascimento só se dará com o castigo, após confessar e arcar com as consequências de seu ato.

O filme retrata o inferno da culpa. Alguns assassinos não sentem culpa e por isto não está escrito em seu rosto sua aflição e inferno interior, mas Rodya não é um assassino assim, ele agiu pelo desespero, e depois teve que arcar com isto. Sua saída era se auto-castigar e por isto chega a ficar doente. Se analisarmos bem sua culpa se inicia com o atentado, pois se não o comete não teria perdido seu posto na Universidade e poderia ter tido melhores condições financeiras. E ele não soube lidar com isto, levando-o ao assassinato por dinheiro.

A ironia do filme é que o dinheiro do crime nunca foi usado. O dinheiro apareceu por outros caminhos.

Joseph Sargent nasceu em 1925 em Jersey City, New Jersey, EUA. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário