domingo, 16 de fevereiro de 2014

FILME: PHILOMENA - 2013


Direção: Stephen Frears - 2013
Duração: 98 min
País: Reino Unido 

Baseado em fatos reais ocorridos na Irlanda nos anos 50 e no livro escrito pelo jornalista Martin Sixmith - The lost child of Philomena Lee ( o filho perdido de Philomena Lee) 

Philomena Lee ( Judi Dench) uma enfermeira aposentada procura por seu filho Anthony que lhe foi tomado e entregue para adoção a um casal americano pelas freiras de um convento na Irlanda, em troca de altas somas em dinheiro, ou falando mais objetivamente, eram vendidos.

Moças que engravidavam fora do casamento se tornavam vergonha para as famílias e encaminhadas ao convento que as colocava para expiarem o seu pecado de haver se entregue ao amor e ao sexo. Eram exploradas nos trabalhos mais pesados como a lavanderia, só podiam ver seus filhos uma hora por dia, e não eram comunicadas quando as crianças eram adotadas. Além disto não podiam deixar o Convento a menos que pagassem uma alta soma pelo "acolhimento" ou trabalhassem um certo número de anos.

Philomena só sairá depois de cumprir estes anos. Uma das freiras mais caridosa tirou uma foto de seu filho e era a única coisa que lhe restou dele. Ela terá outros filhos, mas nunca se esquecerá deste. Tentará inúmeras vezes obter informações no Convento mas será sempre ludibriada. Manteve este segredo por 50 anos e finalmente o contará a sua filha que travará contato com um jornalista que passa por um momento difícil em sua carreira, Martin Sixmith (Steve Coogan) e lhe pedirá para ajudar nesta busca.

Duas pessoas tão diferentes, ele cínico, ateu, ela apesar de tudo não perdeu sua fé, e acredita realmente que cometeu um pecado, adora romances com final feliz, mas ela não é tão simplória assim o que se revelará no final.

Juntos eles irão descobrir o paradeiro do filho dela que passou a se chamar Michel mas infelizmente já morreu. Será através de seu companheiro que ela irá descobrir que ele está enterrado no Convento que lhe negou a história de seu filho e também negou a este a de sua mãe, uma vez que ele foi a sua procura lá.

O filme denuncia os crimes  praticados por estes conventos católicos que retiravam as crianças de suas mães solteiras obrigando-as a assinar a doação da criança, queimando depois todos os documentos que comprovariam a adoção, mas mantendo o da entrega da criança para adoção. Este "comércio" duraria até os anos 60.

O moralismo, as freiras que aderem ao celibato e o exigem de outras mulheres considerando um pecado o sexo pelo qual elas devem pagar. O parto de Philomena foi terrível, a criança não estava em posição e a frieza da freira em dizer que ela estava pagando por seu pecado.

Philomena foi recebida pelo Papa Francisco e continua lutando para que outras mães que tiveram seus filhos retirados delas nestes conventos onde eram encaminhadas pelas suas famílias para evitar a vergonha, para que consigam reencontrar seus filhos.

Um belo filme.

Philomena Lee e Martin Sixmith 


Stephen Frears nasceu em 1941 em Leicester, Reino Unido.

Trilha Sonora - Alexandre Desplat 

Nenhum comentário:

Postar um comentário