quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

FILME- O CÉU DE LISBOA - 1995



Direção: Wim Wenders - 1995
Duração: 99 min 
País: Alemanha 

Um dos meus filmes preferidos, infelizmente não consegui encontrar o DVD para comprar, está esgotado.

Phillip Winter (Rüdiger Vogler)  é um engenheiro de som alemão, ele recebe um cartão de seu amigo Friedrich (Patrick Bauchau) que está em Lisboa filmando e pede sua ajuda. Ele parte ao encontro do amigo em seu velho carro. Inicia-se um percurso pela Europa atual e enquanto se encaminha para Lisboa Phillip vai ouvindo o rádio em várias línguas e ele vai tentando falar português. Vários países, várias línguas.

Já de início nos deparamos com o bom humor de Winter e cenas cômicas. Ele está com o pé engessado e dirigindo, fura um pneu e ao tentar trocá-lo o estepe cai de uma ponte, ele tenta continuar e o carro não aguenta, então pede carona chegando à Lisboa em uma carroça. Após tudo isto ele descobre que seu amigo desapareceu. Instala-se então em seu apartamento na Lisboa antiga.



No apartamento ele encontra um filme sobre Lisboa, mas sem som e um livro de Fernando Pessoa. Winter decide então colocar som naquelas imagens e ao andar por esta cidade aos poucos vai se apaixonando por ela e também por Teresa Salgueiro, a vocalista do grupo Madredeus e suas canções.



As belas imagens de Lisboa associadas aos sons locais, sua música e seu maior poeta Fernando Pessoa fazem deste filme algo encantador e belo.



Wim Wenders nasceu em 1945 em Düsseldorf, Alemanha. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário