domingo, 23 de fevereiro de 2014

FILME: JIMMY P. Psicoterapia de um índio das planícies - 2013


Direção: Arnaud Desplechin - 2013 
Duração: 117 min 
Título original: Jimmy P. Psychothérapie d'un indien des planes. 
País: França

Indicado no Festival de Cannes 2013 para longa-metragem

Baseado em fatos reais e no Estudo de Georges Devereux - Realidades e Sonhos 

Jimmy Piccard (Benecio del Toro) é um índio americano da etnia Blackfoot que lutou na Segunda Guerra Mundial na França. Ele sofre de dores de cabeça muito fortes, vertigens e perda de audição que inicialmente são atribuídas ao acidente que sofreu na Guerra quando teve uma fratura no cérebro. Sua irmã o leva para o melhor hospital sob os cuidados do exército, em Kansas, nos Estados Unidos.

Chegando lá ele passará por uma bateria de exames que nada revelarão de anormal em seu físico e por uma avaliação psicológica pensando nos traumas de guerra que levará o psicólogo a pensar numa esquizofrenia. Mas a equipe é competente, e não acreditam de imediato num diagnóstico de psicose. Chamam então um colega, o antropólogo Georges Devereux (Mathieu Amalric) que faz análise e espera poder ser também um psicanalista. Georges é divertido e de bem com a vida, viveu entre os índios, mas oculta que na verdade ele é húngaro e não francês como faz crer a todos.



Aos poucos vamos vendo a antropologia se unir à psicanálise e desvendar os traumas deste sujeito, mostrando inclusive que a psicanálise é aplicável aos índios desde que se possa compreender que eles tem outros costumes, parentesco, linguagem, rituais, o que não requer que o psicanalista seja um deles. Devereux irá trabalhar com as duas ciências e acabara percebendo que os traumas de Jimmy não são da guerra como todos acreditavam, mas sim de sua infância.

O filme demonstra bem como um trauma psíquico se reativa pelos traços e geralmente a causa, o fato que causou o trauma está oculto, e nem mesmo o paciente sabe qual é. O trauma se forma no momento em que se vê pela primeira vez o traço e não no momento do ocorrido. Nunca é o real, mas sim sua representação que causa o trauma. E será através dos sonhos de Jimmy que o recalcado surgirá.



O que será que Jimmy percebia ou via no momento que dava inicio em sequência às suas insuportáveis dores de cabeça? o que causou o acidente dele na guerra? Aos poucos as respostas vão surgindo e sua alma vai se curando.

Recomendo a todos que se interessam pela psicanálise e principalmente àqueles que como eu acreditam que a Antropologia e a psicanálise devem trabalhar juntas, não apenas por ser um índio neste caso, mas porque todos nós somos formados pela linguagem e pela cultura.

Também vale ressaltar que há os traumas de guerra, mas Jimmy não participou da guerra, quando ele chegou os alemães já haviam ido embora. Ele fez parte dos soldados que foram para ajudar a libertação e limpeza do terreno.



Georges Devereux nasceu em 1908 na Hungria e faleceu em 1985. Estudou no Instituto de Etnologia de Paris e fez estudos de campo na América do Norte, Melanésia, Nova Guiné e no Vietname. Nos Estados Unidos fez doutoramento em Filosofia e se especializou em Psicologia e Psicanálise onde lecionou por muitos anos. Retornou à França em 1963 onde dirigiu a Escola Prática de Altos Estudos à convite de Claude Lévi-Strauss. É considerado um dos fundadores da Etnopsiquiatria. Ele foi aluno de Marcel Mauss. Foi durante sua temporada entre os índios Mohave que Devereux aprendeu com eles a dar importância aos sonhos levando-o para a psicanálise.
Foi analisado por Marc Schlumberger e por Robert Jokl e completou sua formação analítica em 1952 na clínica Menninger, em Topeka, Kansas onde se passa o filme.


Arnaud Desplechin nasceu em 1960 em Roubaix, Nord de France, França.

Trilha sonora de Howard Shore

Howard Shore nasceu em 1946 em Toronto, Canadá. É um compositor e já compôs mais de 40 trilhas para filmes. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário