domingo, 9 de fevereiro de 2014

FILME: HANAMI - CEREJEIRAS EM FLOR - 2007


Direção: Doris Dörrie - 2007 
Duração: 126 min. 
Título original: Kischblüten-Hanami 
Roteiro: Doris Dörrie 
País: Alemanha 

Trudi (Hannelore Elsner) e seu marido Rudi (Elma Wepper) vivem sozinhos, seus filhos se foram para uma cidade maior, Berlim e um para Tókio. Quando Trudi descobre que seu marido tem uma doença grave sugere que eles visitem o filho em Tókio, mas diante das desculpas de Rudi sugere então visitar os filhos em Berlim. Ao chegarem logo percebem que os filhos os consideram um incômodo, não tem tempo para eles, e os deixam sós. Então resolvem passar uns dias no mar Báltico e subitamente quem morre é Trudi.



O maior sonho que ela tinha era visitar o Japão, não só para rever seu filho, mas principalmente para ver o Monte Fuji, e sempre quis ir com Rudi que por sua vez só desejava ficar em casa, sossegado, tomando sua cerveja. Após sua morte Rudi ao se ver sozinho, sendo considerado como um fardo para os filhos decide então realizar o sonho dela e parte para o Japão, numa tentativa tardia de remediar o que não havia feito antes e assim aliviar seu sentimento de culpa e remorso.

Além disto ela era fascinada pelo butô uma dança que surgiu no pós-guerra. Rudi chega a Tókio e vai ficar com o filho, mas novamente este é muito ocupado, tem sua vida e se sente incomodado com a presença do pai. Rudi então começa a se aventurar pelas ruas de Tókio até que conhece num parque uma dançarina de butô. Ele sempre veste por baixo de sua roupa a blusa de lã de Trudi, como se desta forma a levasse junto para ver os lugares que ela tanto desejou conhecer.



Junto com Yu (Aya Irizuki), a dançarina de butô,  irá até o Monte Fuji.



O filme retrata bem o mundo moderno, onde os filhos não tem tempo para seus pais, os netos não conhecem os avós, e todos consideram a velhice um fardo, um problema. Por outro lado, os dois levavam uma vida parada, numa vila pequena, onde nada acontecia, e Rudi estava acomodado nesta vida, ignorando os anseios de sua mulher que desejava mais do que isto. Esta viagem será uma grande descoberta para Rudi, mostrando que mesmo na velhice é possível realizar sonhos.


Doris Dörrie nasceu em 1955 em Hanover, Alemanha.


Trilha sonora de Claus Bantzer

Claus Bantzer nasceu em 1942 em Marburg, Alemanha. É um compositor alemão

Assista a uma apresentação da dança Butô.
"O Butoh existe para que cada ser descubra um caminho de evolução espiritual e criativa através da expressividade de sua alma." Kazuo Ohno

Nenhum comentário:

Postar um comentário