terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

FILME: COMER REZAR AMAR - 2010



Direção: Ryan Murphy - 2010 
Duração: 133 min 
Título original: Eat Praty Love 
Roteiro: Ryan Murphy e Jennifer Salt
País: Estados Unidos 

Baseado no livro autobiográfico Comer Amar Rezar de Elizabeth Gilbert 

Elizabeth (Julia Roberts) encontra dificuldades em seus relacionamentos, seu casamento termina, e ela percebe que algo nela mesma não vai bem até o dia em que abandona tudo e resolve viajar para a Itália, Índia e Bali para se dar um tempo e viver algo diferente.

Eu também li o livro, mais um que comprei no aeroporto para passar meu tempo na sala de espera. Nestes momentos gosto de um livro mais leve, divertido mas que também me ensine algo, e este foi um destes.

A Itália, lugar de comer. A busca da pulsão da vida, do prazer, o prazer de comer sem culpa. E há melhor lugar para o prazer do que a Itália? um lugar belíssimo, arte, experiências estéticas, música alegre e dançar, falar e claro, comer! Um prazer que é diferente de diversão, de entretenimento. Na Itália se fala com a boca, mas também com gestos, muitos gestos, o que leva a pessoa a se soltar e se expressar com maior vivacidade.



A Índia - Rezar. Ou um lugar espiritual, para encontrar a paz, a serenidade. Elizabeth quer meditar, não é fácil, mas ela insiste. O encontro de si mesmo e perceber que só você mesmo pode fazer algo por si. É a hora de curar as feridas, as dores.



Indonésia - Bali. O amor. É quando conhece Felipe (Javier Bardem) que também passou por momentos difíceis em seu relacionamento. O encontro destes dois possibilitará o encontro com o amor.



Apesar de nos carregarmos junto para onde que vamos, lugares novos sempre propiciam novas experiências, pessoas novas, outros olhares, outros cenários, cheiros, sons, comidas, a língua. Vemos coisas inusitadas outras parecidas, estranhamos e nos encantamos, também nos chocamos. Viver algo diferente pode ser mais construtivo do que uma terapia, e no filme é esta a escolha de Liz, terapia ou viver algo novo? Ela opta pela segunda opção. Não é uma fuga, a dor vai junto, mas ela pode se transformar neste processo.


Ryan Murphy nasceu em 1965 em Indianápolis, Indiana, EUA.

Trilha sonora de Dario Marianelli 

Nenhum comentário:

Postar um comentário