sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

LIVRO: A ONDA - SUSAN CASEY



Casey, Susan. Zahar, 2010
Tradução: Ivo Korytowski
314 páginas

Você sabia que a cada semana se perdem dois navios no mar? Impressionante! As notícias sobre navios que afundam em tempestades, desaparecem em questão de minutos com toda sua tripulação são raras, ao contrário de um avião que se sofre um acidente enche as manchetes de jornais.

Justo num momento em que percebemos as mudanças climáticas que vem ocorrendo, no Brasil a onda de calor, na América do Norte o inverno extremamente rigoroso e na Europa as inundações e ouvimos os meteorologistas dizerem que não sabem prever quando irá terminar, chover, melhorar este livro se torna de leitura imprescindível.

Fui atraída para ele por causa da Onda. Sempre fui fascinada por ondas gigantes, um misto de terror e fascínio, mas ler este livro é descobrir muito mais do que sobre ondas, é ler sobre nosso planeta, sobre a natureza e sobre os oceanos e suas ondas inimagináveis e que pensávamos serem lendas, ou algo que só poderia ocorrer muito muito raramente. Mas a verdade é que estas ondas de 20 metros no mínimo ocorrem diariamente e a cada dia mais e mais vezes, destruindo navios imensos em questão de minutos, e elas em geral não são previsíveis, fogem ao padrão linear dos modelos dos quais se utiliza a ciência, é algo para os físicos e o padrão de ondas, ou seja, a física quântica. As ondas são ondas mas são também partículas.

Susan Casey, uma jornalista premiada, parte em busca de compreender estas ondas. Ela irá buscar informações com aqueles que lidam com elas, que trabalham com elas e com aqueles que as enfrentam. Inicia seu percurso com aqueles que obviamente todos nós sabemos serem literalmente apaixonados por elas e estão sempre atrás delas, os surfistas de ondas gigantes, mas também falará com cientistas e capitães de navios.

O livro é gostoso de ler, não é um livro científico, apesar de estar repleto de informações científicas, mas ele nos ensina a respeitar a natureza, e a compreender que nunca a dominaremos e que o melhor a se fazer é respeitá-la e acima de tudo ter muita humildade diante dela, e principalmente diante de uma onda gigante.

Um dos relatos mais impressionantes é sobre a Baía de Lituya no Alaska onde ocorreu uma onda de 530 metros em 09 de julho de 1958 e houve sobreviventes, caso contrário, talvez até hoje os cientistas estariam tentando compreender o que ocorreu ali que foi capaz de arrancar o solo e deixar a rocha nua e destruir toda a orla de árvores.

Nunca foi tão importante ler um livro como este e compreender que a natureza tem vida própria e não há nada que o homem possa fazer para controlá-la, é impossível deter um tsunami, uma onda gigante, um terremoto, mesmo que tenhamos sorte de prevê-lo.

Este vídeo abaixo está em francês, porém ele reproduz a onda da Baía de Lituya e é absolutamente impressionante, a onda era maior que a Tour Eiffel.



Este vídeo é uma apresentação do livro



Susan Casey 

Nenhum comentário:

Postar um comentário