domingo, 9 de fevereiro de 2014

FILME: HÁ TANTO TEMPO QUE TE AMO - 2008



Direção: Philippe Claudel - 2008
Duração: 116 min
Título original: Il ya longtemps que je t'aime
País: França 


Uma mulher, Juliette Fontaine (Kristin Scott Thomas) sai da prisão após 15 anos reclusa. Sua irmã Léa (Elsa Zylberstein) a acolhe e a leva para sua casa, onde mora com o marido, as duas filhas adotivas e o sogro.

O marido demonstra restrições considerando o que ela fez, mas isto só saberemos mais adiante no filme. Sua irmã Léa não se recorda de muitas coisas do que ocorreu e seus pais riscaram Juliette de suas vidas, como se ela nunca tivesse existido e nunca mais falaram dela, fazendo ao mesmo tempo uma lavagem cerebral em Léa. Ela foi proscrita e agora tenta se reintegrar à sociedade e também a sua família.

Todos temem usar as palavras, mesmo aqueles que estão envolvidos em sua reintegração, como a assistência social, evitam falar. A irmã e o marido também não falam no assunto. Ela está e não está ali, uma ausência, fechada em si, onde em seu interior se desenrola toda tensão e o drama que sofre.

Num jantar, uma brincadeira, sobre a misteriosa Juliette, ela fala a verdade, que esteve presa. Por incrível que pareça, ninguém acredita e riem, dizendo que foi uma boa resposta, somente Michel (Laurent Grévill) nota que é a verdade o que ela disse.

Lentamente ela vai sendo reintegrada à família, primeiro pelas crianças e em seguida pelo avô que não fala após ter sofrido um AVC. A mãe está internada, e quando vão visitá-la ao ficar sozinha com Juliette ela a reconhece e abraça, mas assim que Léa volta ela expulsa as duas.

A irmã vai descobrir a verdade e quando Juliette fala a primeira vez para a irmã, ambas se abraçam e choram. Michel chega e pergunta se está ali e ela responde: sim, eu estou aqui! e olha para a irmã e diz: eu estou aqui.

Ela retorna de seu inferno e está ali agora, presente, pronta para viver novamente.


Philippe Claudel nasceu em 1962 em Dombasle-sur-Meurthe, França. É professor de Literatura na Universidade de Nancy.

Trilha Sonora de Jean-Louis Aubert

Jaen-Louis Aubert nasceu em 1955 em Natua, Ain, França. É um guitarrista, compositor e cantor. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário