quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

FILME: CARRINGTON - DIAS DE PAIXÃO - 1995


Direção: Christopher Hampton - 1995
Duração: 121 min
Roteiro: Christopher Hampton 
País: Reino Unido 

Baseado na biografia do escritor e crítico Lytton Strachey de Michael Holroyd.

Uma cinebiografia sobre Dora Carrington (Emma Thompson) e Lytton Strachey (Jonathan Pryce), ela uma pintora e ele escritor.

1915 - Inglaterra, Dora se apaixona por Lytton, 15 anos mais velho e homossexual. O filme é sobre ela, mas quando duas pessoas são unidas por laços fortes não é possível falar de uma sem incluir a outra, portanto o filme é sobre os dois.

Encantei-me. Mostra o amor de uma mulher por um homossexual e esta relação se torna sublime. É algo que pode parecer estranho e até mesmo pouco aceito, porém perfeitamente possível.

Eles viviam juntos desde que se conheceram, um cuidava do outro. Ela era virgem e isto era polêmico para aquele círculo de Bloomsbury do qual participavam entre outros Virginia Woolf e E.M. Forster. Ela irá se envolver com homens e terá uma vida sexual porém sem prazer o que para ela só seria possível com o desejo, e ela desejava Lytton. O amor dela por ele a leva inclusive a se casar somente para mantê-lo por perto.

Lytton e Dora nunca se relacionaram como um casal, ele mantinha alguns casos, mas estava sempre por perto e em seu leito de morte ele lhe dirá finalmente que sempre a amou, que queria se casar com ela, mas nunca o fez. Esta confissão a destruiu, ela tenta o suicídio pela primeira vez, mas será salva pelo ex-marido, na segunda tentativa ela consegue, se matando com um tiro de espingarda. Ela não conseguiu viver sem ele.

Os dois se amavam, mas sem laços sociais e culturais. Eram livres. E eu a admiro pela sua coragem de viver o que sentia, mesmo que todos possam achar um absurdo. No filme o grupo não acha isto, mas eles eram diferentes e queriam acabar com a moral vitoriana.

Veja uma amostra do trabalho de Dora Carrington



Dora e Lytton 

Retrato de Lytton pintado por Dora

Christopher Hampton nasceu em 1946 na Ilha do Faial, Açores, de pais britânicos.

Trilha sonora de Michael Nyman

Michael Nyman nasceu em 1944 em Stratford, Londres, Inglaterra. É um compositor minimalista, pianista e musicologista britânico. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário