Direção: Sijie Dai - 2002
Duração: 110 min
Título original: Balzac et la petite tailleuse chinoise
País: China
Baseado no livro autobiográfico escrito pelo diretor do filme.
Durante a Revolução Cultural na China de Mao, nos anos 70, dois jovens amigos Luo (Kun Chen) e Ma (Ye Liu) são levados para as montanhas numa comunidade agrícola para serem reeducados. Lá irão conhecer a neta (Zhou Xun) de um costureiro famoso na região e ambos se apaixonam por ela.
Luo e Ma são considerados inimigos do povo porque seus pais eram dentista e médico, o que é considerado ser da burguesia e reacionário. Ma consegue levar seu violino e acaba podendo ficar com ele porque alega que Mozart compunha para o presidente Mao. Como os camponeses não tem nenhum conhecimento cultural e menos ainda de música aceitam esta explicação, mas o livros que tinham são todos queimados.
Acabam descobrindo que outro companheiro conhecido como quatro olhos devido aos óculos esconde um baú cheio de livros proibidos com autores como Balzac, Tolstói, Flaubert e Victor Hugo. Conseguem encontrar o baú e se apoderam dos livros proibidos.
Através da leitura, principalmente de Balzac, os três irão amadurecer, crescer e abrir novos horizontes, dentro deste contexto totalmente limitador. Uma obra transformadora e singela. O filme nos traz belos visuais também.
Sijie Dai nasceu em 1954 na China. Aprendeu a profissão de alfaiate com seu pai. O governo de Mao o enviou para reeducação na zona rural de Sichuan de 1971 a 1974. Quando voltou estudou História da Arte na Universidade. Em 1984 foi para a França com uma bolsa. Foi neste país que ele adquiriu a paixão pelo cinema. Vive em Paris e escreve em Francês.
Nenhum comentário:
Postar um comentário