quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

FILME: O PIANISTA - 2002


Direção: Roman Polanski - 2002 
Duração: 150 min. 
Título original: The pianist
Roteiro: Ronald Harwood
País: Polônia 


Baseado na autobiografia com o mesmo título de Wladyslaw Szpilman, um músico polonês. 

Indicado a sete oscars, ganhando o de melhor ator, melhor diretor e melhor roteiro adaptado. Também ganhou 02 Baftas, 06 Césars e a Palma de Ouro. 

O pianista Wladyslaw (Adrien Brody)  quando ocorre a ocupação alemã da Polônia é enviado para os campos de concentração junto com sua família, porém no último momento antes do embarque é salvo por um amigo que não é judeu e que o retira da fila que segue para o vagão de trem.

Wladyslaw vivia com sua família e tocava piano em uma rádio quando começam as primeiras restrições aos judeus, tendo que usar a estrela que identificava os judeus é obrigado a se mudar com sua família para o gueto de Varsóvia. Após a deportação de sua família ele se vê sozinho, vivendo escondido e tendo ajuda no início de resistentes, mas ele se verá sozinho e após o bombardeamento terá que se esconder em casas destruídas, passará fome e frio. Será descoberto no final da guerra por um oficial alemão que ao saber que ele era um pianista vai protegê-lo.

Após a libertação o oficial estará preso em um campo e pedirá que peçam a Wladyslaw que testemunhe a seu favor por tê-lo protegido. Quando fica sabendo ele vai até o campo, mas já não há mais ninguém.

O filme retrata o que se passou em Varsóvia quando os nazistas entraram, como enganavam os judeus com promessas falsas fazendo com que não acordassem a tempo e terminassem num trem com destino para o extermínio. Wladyslaw assistiu de sua janela a cenas chocantes quando os alemães chegavam após terem recebidos denúncias e entravam nos apartamentos onde havia judeus matando a todos ou levando-os para serem deportados.O filme também tem relações com o diretor Roman Polanski que escapou do Gueto de Varsóvia após a morte de sua mãe. 

Ele volta a tocar após o fim da guerra e viveu em Varsóvia até morrer em 2000.

Roman Polanski nasceu em 1933 em Paris, França. Iniciou sua carreira na Polônia. O filme O Pianista se passa no Gueto de Varsóvia onde o diretor esteve na infância por ser judeu.

Wladyslaw Szpilman nasceu em 1911 em Sosnowiec, Polônia e faleceu em 2000 em Varsóvia.

Trilha Sonora de Wojciech Kilar


Wojciech Kilar nasceu em 1932 em Lviv, Ucrânia e faleceu em 2013 em Katowice, Polônia. Foi um compositor. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário