quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

FILME: A HISTÓRIA DE ADÈLE H - 1975


Direção: François Truffaut  - 1975
Duração: 96 min 
Título original: L'Histoire d'Adele H. 
Roteiro: François Truffaut - Jean Gruault - Suzanne Schiffman
País: França 

Baseado no livro de Frances Vernon Guille e no diário de Adèle Hugo. 

Adèle Hugo (Isabelle Adjani) é a segunda filha do famoso escritor Victor Hugo. A mais velha, Leopoldine, morreu afogada e segundo conta Adèle seu marido ao ver que não poderia salvá-la deixou-se ir também. Uma interpretação pessoal uma vez que ele provavelmente morreu afogado também por não conseguir sair. Adèle tem pesadelos, está afundando, se afogando, ficando sem ar.

Apaixonou-se pelo namorado Tenente Pinson (Bruce Robinson) que a abandona, ele parte para o Canadá e ela vai atrás dele. O filme começa quando ela chega à Halifax.

Pinson já a esqueceu e ela não aceita isto, tem um amor obsessivo que a levará ao delírio e finalmente a loucura. Ele é um sedutor, nunca se apaixonou e deixa várias mulheres sem se afetar.

Adèle mente, inventa histórias e quer destruir Pinson. Persegue-o, vai atrás onde ele for até o momento em que já nem o reconhece de tão fixada que está no que criou em sua mente. No final será internada e viverá no asilo até sua morte, ou seja, por 40 anos.

Hugo, viver a sombra de um pai imenso, ela lhe envia suas músicas, pede notícias e sempre lhe davam desculpas. As cartas que recebia do pai sempre falavam de sua mãe, como se ela estivesse muito preocupada, está doente, você precisa voltar, mas onde está esta mãe? A mãe se separou de Hugo, sempre teve uma vida libertina, com amantes. Ele viveu exilado por muitos anos devido suas posições políticas, a irmã morreu, ela era só e se fixa neste amor que lhe parece ser tudo que deseja.

Um belo filme sobre a vida de Adèle H que se tornou conhecido pois se encontraram seus diários.



Adèle Hugo e Victor Hugo


François Truffaut nasceu em 1932 em Paris e faleceu em 1984 em Neully-sur-Seine, na França. um dos maiores cineastas do século XX. Seus temas principais foram as mulheres, a infância e a paixão.
Foi criado pelos avós maternos, já que foi rejeitado pela mãe e nunca conheceu seu pai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário