quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

FILME: PARIS - 2008


Direção: Cédric Klapisch - 2008
Duração: 130 min 
País: França 

Pierre (Romain Duris) um jovem dançarino francês fica sabendo que tem um sério problema no coração, terá que fazer um transplante com 40% de chances de dar certo. Sua irmã Élise (Juliette Binoche) ao saber disto vem morar com ele e traz consigo seus filhos. Enquanto aguarda o transplante do qual não sabe se sairá vivo ele observa a rua e as outras pessoas, passa a viver a vida dos outros.



Estes outros são: dois irmãos que acabam de perder o pai. Um é arquiteto, casado, sua mulher está grávida, chora à qualquer emoção, o irmão é um renomado professor de história que pelo dinheiro acaba fazendo um programa popular de TV apresentando a cidade de Paris. Ele se apaixona por uma de suas alunas que tem uma beleza extraordinária sobre a qual ele acaba percebendo chegar a ser horrível, pois transforma as outras mulheres em banais. Ele acaba no psicanalista.

A dona de uma padaria chatérrima com os funcionários e agradabilíssima com os fregueses. Preconceituosa, racista, não só com os estrangeiros, mas também classifica os franceses em bretões, alsacianos ... e os parisienses.

A feira onde quatro amigos trabalham. Um acaba de se separar e sua ex-mulher também trabalha ali, é atraente e possui um narcisismo exacerbado, imune ao ciúme. Ele a demite de seu trabalho ali e ela tem um caso com um dos feirantes.

Um clandestino que tenta ir de Camarões para Paris numa travessia perigosa. Seu irmão e a mulher já estão lá. Eles passam pela assistência social onde trabalha Élise.

Para Pierre de sua janela nenhum deles tem problemas e pensa como seria bom poder ser assim, um deles. Olhar Paris com calma, receber uma carta. No caminho para o hospital no dia do transplante ele passa por cada um deles imaginando isto, sem saber que todos estavam passando por momentos dolorosos também, mas também de alegrias. Para cada um sua dor é a maior.

Quanto à morte, ele que a espera e sofre com isto, não ficamos sabendo se ele se salva ou não, mas no filme dois morrem, dois que pensavam ter 100% de chances de viver.

A vida é assim, a morte surge de repente, separações, acidentes, doenças acontecem, mas também alegrias, nascimentos, encontros. Não existe uma vida perfeita e os outros não estão melhores ou piores do que nós, podem estar num momento melhor, mas também terão seus desafios, medos, dores. Mas, ao saber que tinha 60% de chances de morrer Pierre passa a olhar o mundo com outros olhos.


Cédric Klapisch nasceu em 1961 em  Neuilly-Sur-Seine, França

Trilha sonora Wax Tailor 

Nenhum comentário:

Postar um comentário