quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

FILME: O LIVRO DE CABECEIRA - 1996


Direção: Peter Greenaway - 1996
Duração: 126 min
Título original: The Pillow Book  
Roteiro: Peter Greenaway e Sei Shonagon 
País: Reino Unido 

Baseado no livro Notas de Cabeceira da escritora medieval japonesa Sei Shõnagon

Quando criança Nagiko (Vivian Wu)  recebe de seu pai uma escrita em seu rosto a cada aniversário como um presente. Ele é um escritor e recita versos enquanto escreve em seu rosto. Isto lhe cria uma marca e ao mesmo tempo um prazer que ela irá procurar repetir em sua vida sexual adulta.






Porém, quando tinha 04 anos Nagiko verá algo que a marcará talvez até mais, ela vê seu pai tendo relações sexuais com o editor de seus livros, sua submissão à isto.

Um filha que se espelha em seu pai e que sofre a intromissão de um outro nesta relação e que não é uma mulher, como sua mãe. Ela crescerá e buscará em todos os homens com quem se relaciona a repetição do gozo inicial da escrita em seu corpo, mas também se tornará escritora só que escreverá na pele de homens e os enviará ao editor de seu pai para que ele leia o que está escrito e para que deseje estes homens que se apresentam nus para ele, só que desta vez é ela quem tem o controle.

Ela quer destruir este terceiro e vingar seu pai por aquilo que  ele tenha sido forçado a fazer para ter seus livros editados, humilhando-o.


Peter Greenaway nasceu em 1942 em Newport, País de Gales.

Trilha Sonora 

Nenhum comentário:

Postar um comentário