quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

FILME: A OUTRA - 1988


Direção: Woody Allen - 1988
Duração: 84 min 
Título Original: Another Woman 
País: Estados Unidos

Uma mulher, a crise dos 50 anos. Ela é casada, filosofa, escritora e muito segura de si. Para escrever precisa de silêncio e por isto aluga uma sala que tem por vizinho um psicanalista. Pelo sistema de calefação é possível ouvir tudo que se diz nesta outra sala. Uma das pacientes Hope (Mia Farrow)  fala de sua vida e insatisfação com seu casamento e isto chama a atenção de Marion (Gena Rowlands).

Ao ouvir o relato de Hope, ela passa a repensar sua vida, avalia sua relação com seu marido, ambos em seu segundo casamento. Ela recorda que havia um outro homem apaixonado por ela que acabou rejeitando. Em uma festa um casal comenta que foram surpreendidos pelo zelador do prédio que tem a chave mestra fazendo amor no chão da sala. Ela pensa em sua vida sexual, questiona o marido.

Todos a admiram, sua inteligência, sua postura, mas ela descobre que não é bem assim, que muitos a odeiam e tem mágoas.

Reencontra sua amiga de infância com o marido e vão a um bar, após um tempo o papo entre ela e o marido corre solto, a amiga dá um basta e a acusa de seduzir, não conscientemente talvez, mas ela tem que seduzir e a amiga se sente um lixo, posta de lado. Seu irmão que teve que trabalhar para que ela estudasse. Sua apreciação negativa sobre o livro que ele escreveu, sempre se colocando acima e olhando os outros, avaliando e julgando.

Vai visitar o pai, sua mãe faleceu faz pouco tempo. Ele se desfaz de tudo que era da morta, não quer lembranças. A enteada de Marion pergunta se ele pensa que pode se apaixonar de novo. Ela fica chocada, diz que não foi de bom tom, imagine, na idade dele.

Finalmente resolve seguir a paciente depois que a encontra por acaso na rua, acabam almoçando juntas, conversam e depois quando retorna a sua sala para escrever ela escuta Hope a descrevendo para seu analista.

Hora de mudar tudo!

O filme revela duas coisas: as máscaras que usamos para não nos ver frente a frente com nossos medos, sentimentos, desejos e o que isto produz nos outros.

Recomendo!

Woody Allen 

Nenhum comentário:

Postar um comentário