Direção: Bogdan Dreyer Dumitresco - 2013
Duração: 90 min
Título Original: A Farewell to fools
Roteiro: Anusavan Salamanian
País: Romênia - Estados Unidos
Em uma aldeia da Romênia vive Ipu (Gérard Depardieu), considerado como louco, ele vive imaginando cenas heroicas de guerra e junto de Alex (Bogdan Iancu) eles brincam de guerra. Alex é conhecido de um soldado alemão que gosta dele, e o deixa andar em sua motocicleta, mas desta vez quando o menino retorna o que ele encontra é o alemão morto, assassinado.
Os alemães querem o culpado, como o delegado não consegue desvendar o que ocorreu, são colocados na praça da aldeia dez cadeiras, onde serão fuzilados as 10 principais autoridades da vila com seus familiares, caso não apresentem o culpado até as 5 horas da manhã do dia seguinte.
As autoridades se reúnem para pensar, estão desesperados e com muito medo. É então que surge a ideia de convencer Ipu a se entregar como culpado. Liderados pelo pastor da aldeia Pai Johanis (Harvey Keitel) e sua esposa Margherita (Laura Morante) eles armam uma farsa para convencer Ipu.
O filme é a farsa vista pelos olhos de Alex, onde se testemunha toda a comédia e o horror da condição humana, a manipulação, a encenação, as rixas entre eles mesmos e a presença de espírito do que é considerado louco, o único ali fora o garoto que é digno e ético.
Bogdan Dreyer Dumitresco nasceu em Bucareste, Romênia
Nenhum comentário:
Postar um comentário