terça-feira, 15 de setembro de 2015

LIVRO: DIÁRIO DE UM ANALISANDO EM PARIS - CLAUDIO PFEIL



Pfeil, Claudio. 1ª ed. Zagodoni, 2013
192 páginas

Um bom livro para quem quer compreender o básico da psicanálise. De uma forma leve e até mesmo divertida o autor nos conta sobre sua passagem por Paris como estudante de Filosofia e depois de Psicanálise e sobre sua análise.

O livro é leve e apesar de se utilizar dos termos psicanalíticos, Pfeil os traduz, seja através de exemplos do cotidiano e de sua vivência na análise ou através de uma explicação que é viável para quem é leigo no assunto. 

Um bom livro introdutório no assunto e que acho muito bom ter sido escrito, pois muitas vezes para quem está iniciando seu percurso é difícil se confrontar com termos que são usados na linguagem cotidiana, mas que para a psicanálise tem outro significado. Pfeil nos conduz através destes termos e também fornece uma pequena ideia do que seja uma análise lacaniana. 

Outro mérito do livro é mostrar que uma análise é algo que liberta, como ele mesmo diz o divã não é para se deitar e dormir, mas ao contrário, é para despertar. Um percurso profundo que mesmo que seja doloroso nos possibilita melhor viver. 


Claudio Pfeil é doutor em filosofia pela Sorbonne e mestre em Psicanálise pela Université de Paris 8.