sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

FILME: APROXIMAÇÃO - 2007



Direção: Amos Gitai - 2007 
Duração: 115 min 
Título original: Disengagement 
Roteiro: Amos Gitai e Marie-Jose Sanselme
País: França - Israel - Itália - Alemanha 

Sou fã de Juliette Binoche, e não podia perder mais este filme com ela.

Após a morte de seu pai Ana (Binoche) vê segredos de sua vida virem à tona na leitura do testamento. É hora de enfrentar a realidade e acertar as contas com seu passado. Ela terá que ir para Israel, justamente quando está sendo feita a retirada dos colonos judeus da Faixa de Gaza à força pelos soldados israelenses.

Um soldado Israelense, Uli (Liron Levo) vai para a França ao encontro de sua irmã adotiva Ana para velar o corpo do pai.Ela está alegre demais e se insinua para o irmão, mas após a abertura do testamento do pai as coisas mudam e ela tem que ir junto com o irmão para Israel. Na chegada terão que se separar e começa a jornada de Ana ao encontro de seu passado.



Uma cena me marcou, no início do filme, quando se vê o efeito do poder que uma farda, uniforme e cargo pode conferir ao outro. E o reencontro de mãe e filha. Uma criança ainda agarrada ao seu urso, mas que vive como um adulto naquela região em meios aos conflitos.


Françoise (Jeanne Moreau) é quem passará a Ana as informações sobre a relação de seu pai com a neta. A a cantora lírica Barbara Hendricks também faz uma participação cantando.

Veja o trailer



Amos Gitai nasceu em 1950 em Haifa, Israel. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário