sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

FILME: AUGUSTINE - 2012


Direção: Alice Winocour - 2012
Duração: 102 min 
Roteiro: Alice Winocour 
País: França 

Um filme sobre Charcot e a histeria. - 1885 

É bem conhecido o quadro retratando Charcot e seus histéricos na Salpêtriere. Foi onde Freud que foi seu aluno começou a questionar que nem tudo era físico, neurológico e que havia somatização, e que aquilo não era uma farsa ou chilique de mulheres.

O que caracteriza a crise histérica é o arco, a insensibilidade no corpo. Mas o que provoca isto? Foi o que Charcot buscava descobrir e mostrar que era real e que poderia ser curado pela hipnose.



Augustine (Stéphanie Sokolinski)  é uma jovem de 19 anos que sofre ataques histéricos, e acaba colaborando com Charcot ( Vincent Lindon) para as demonstrações aos pares para que fosse possível demonstrar que não se tratava de uma farsa. Outra versão afirmava que eram ataques demoníacos, que a pessoa estava possuída.



Augustine se cura ao final, mas Charcot tem uma relação sexual rápida com ela ao final. Fiquei me perguntando o por que desta cena, seria por que retrata o desejo, a insatisfação sexual, e significa justamente o aspecto da sexualidade da histeria? ou estamos diante do que ocorre na vida, um homem com poder, rico, famoso e uma jovem bonita e um corpo bem feito?

Gostei, Alice Winocour retira a áurea imaculada e nos mostra corajosamente o que de fato deveria ocorrer nestes hospitais.

Trailer:



Alice Winocour nasceu em 1976 em Paris, França 

Nenhum comentário:

Postar um comentário