domingo, 29 de dezembro de 2013

FILME: UM MÉTODO PERIGOSO - 2011


Direção: David Cronenberg - 2011
Duração: 99 min 
Título original: A Dangerous Method 
Roteiro: Christopher Hampton 
País: Canadá



Baseado no livro homônimo de John Kerr e na peça de teatro The Talking cure de Christopher Hampton. 


Já falei sobre a biografia de Sabina que li, agora retomo o filme que foi feito baseado num momento de sua vida que é mais conhecido, sua relação com Jung e Freud.

Sabina (Keira Knightley) sofre crises histéricas e é internada na Suíça onde um jovem se interessa por seu caso pensando em ser a oportunidade perfeita para aplicar o que vinha aprendendo com Freud (Viggo Mortensen) . É Carl Jung (Michael Fassbender).



Sabina tem uma questão com o pai, que para bater nela como castigo e repreensão a fazia tirar sua roupa, e isto a excita tremendamente, só que ela não pode aceitar isto, e com isto só terá prazer com a humilhação e apanhando. Ela precisa se humilhar e se punir.Sabina admite que gostou e se sentiu excitada em apanhar do pai, o corpo da criança é erógeno e a lembrança recalcada do prazer irá se tornar erótico mais tarde, mas é cortado pela culpa e pela vergonha, pela moral.  Jung irá curá-la desta questão.

Sabina então irá se interessar pela psicanálise, e decidirá ser médica tendo o apoio de Jung para isto. Irá também se analisar com Freud que neste momento tem em Jung seu sucessor.
Freud e Jung irão se desentender como é conhecido e se afastarão. Freud está preocupado com o futuro da psicanálise e não aceita pensamentos diferentes neste momento e Jung dirá que ele se porta como um pai diante de seus discípulos e os trata como pacientes infantilizados. Freud por seu lado dirá que Jung quer ser como Deus, e o mundo é o que é.



O filme foca mais este momento e principalmente a relação entre Sabina e Jung que se tornou um escândalo para a psicanálise. Eles se apaixonam, mas não irão ficar juntos. Sabina irá se tornar uma freudiana, mas sempre irá apoiar Jung. Ela se casa, terá duas filhas, mas acabará vivendo mais distante do marido do que com ele, até se separarem. Enfrentará muitas dificuldades tanto por causa da guerra, da Revolução Russa como por ser mulher. Acabará esquecida como psicanalista sendo resgatada somente após serem encontrados seus textos e diário.

Sabina foi assassinada em 1942 junto com suas duas filhas na Rússia pelos nazistas.

A questão de que também os profissionais precisam de ajuda aparece no filme e fica mais evidente com Otto Gross (Vincent Cassel) que defendia a ideia de que ninguém deveria reprimir seus desejos.



Assista ao trailer


David Cronemberg nasceu em 1943 em Toronto, Canadá

Trilha sonora de Howard Shore

Howard Shore 

Nenhum comentário:

Postar um comentário