segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

FILME: UMA CRUZ A BEIRA DO ABISMO - 1959



Direção: Fred Zinnemann - 1959 
Duração: 149 min 
Título original: The nun's story 
País: Estados Unidos 

Adaptação do livro homônimo de Kathryn Hulme de 1956. 

Em francês o filme se chama: Au risque de se perdre. - Sob o risco de se perder.

O personagem é real, trata-se de Gabrielle Van Der Mal -Marie Louise Habets(Audrey Hepburn) , filha de um cirurgião belga, que mora em Bruges. Ela se identifica com o pai, e seu maior desejo é poder trabalhar como voluntária e enfermeira no Congo, África. A única forma de poder fazer isto na época é entrando para um convento e se tornando uma missionária.


Seu pai tenta alertá-la sobre a vida religiosa, mas ela não o ouve, e então entra para a vida religiosa.
O filme retrata muito bem os ritos de passagens e de desidentificação pelo qual ela vai passar. É um apagar de si. Primeiro os objetos, ela tem que entregar tudo que leva consigo. Depois as roupas, o hábito que vai mudando a cada passagem, sinalizando os graus. O corte dos cabelos, e o silêncio. Ajoelhar-se, esconder as mãos, só o rosto é visível mas os olhos devem olhar para baixo, prostar-se no chão. Até receber outro nome. Sem passado, sem história, sem lembranças, sem memória. É possível? Censurar-se constantemente, penitências, sacrifício.



Seu desejo é mais forte, é orgulhosa e tem iniciativa. Ela vai para o Congo, mas adoece. O médico lhe dirá que isto é uma somatização.
Quando estoura a segunda guerra e ela fica sabendo que seu pai foi morto, ela abandona o hábito e entra para a resistência.

Por isto gosto do título em francês. Ela não se perdeu, não aceitou se apagar, não consegue e entra em conflito que culmina na doença. Lacan nos diz que toda doença é algo que não se consegue falar, são palavras não ditas.

Marie Louise Habets nasceu em 1905 em Egem, Flandres - Bélgica. Em 1926 entrou para as Irmãs de Caridade de Jesus e Maria onde depois tomou o nome de Irmã Xaverine. Quando seu pai foi morto pelos nazistas deixou a ordem e se envolveu com a resistência belga. Após o fim da guerra foi enviada para a Alemanha para cuidar dos belgas que estiveram nos campos de concentração. Ela conheceu Hulme que a encontrou durante uma depressão por se sentir um fracasso em relação aos seus votos.



Você encontra este filme no Assistir filmes Online Toca dos Cinéfilos:
http://filmesonlinetocadoscinefilosvideos.blogspot.com.br/2013/08/uma-cruz-beira-do-abismo-1959-direcao.html

Assista ao trailer


Fred Zinnemann nasceu em 1907 em Rzeszów na Polônia e faleceu em 1997 em Londres, Inglaterra. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário