sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

LIVRO: CARTA AO MEU FILHO - Ninguém ensina a ser mãe - BETTY MILAN



Milan, Betty .Record, 2013
160 páginas

SER MÃE É APRENDER A CADA DIA QUE PASSA.

Milan é corajosa, expõe a mulher e a mãe como ser humano. Mesmo sendo uma psicanalista, isto não implica que ela saiba tudo, e como agir. Pelo contrário, é tão humana quanto qualquer um. Ela percebe, mas no aprés-coup.
Milan nos fala de sua vida, de seus ancestrais, origem e de seu filho. Sobre ser mãe e da separação necessária. Um filho não é algo que nos pertença. Saramago diz que são emprestados por um tempo.E ela precisou aprender isto, a lidar com isto, deixar o filho ir e atender ao seu próprio desejo. E é aí que se mostra que mesmo sendo psicanalista e a análise sendo uma via de se chegar ao desejo e saber mantê-lo e suportá-lo, somos todos aprendizes, e quando se trata de um filho, queremos o melhor para ele, mas segundo o que nós achamos, e não o que este filho acha e deseja. Caminho difícil porém necessário.

Ela escreve este livro para dizer ao filho o que não pode dizer antes, e ele sai de casa para seguir sua vida. Um relato belo, delicado, mas também aberto, na tentativa de dizer que ser mãe é algo que aprendemos, e ser filho também.

Recomendo a todas as mães e a todos os filhos.

Betty Milan nasceu em 1944 em São Paulo. Formou-se em Medicina pela Universidade de São Paulo e fez sua formação em psicanálise com Jacques Lacan na França. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário