sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

LIVRO: A HUMILHAÇÃO - PHILIP ROTH



Roth, Philip. Companhia das Letras, 2010
Tradução: Paulo Henriques Britto
104 páginas.

O PALCO DA VIDA

Simon Axler é um ator que não consegue mais representar. Passa por uma crise e se interna numa clínica psiquiátrica ao perceber que pensa em suicídio. Depois ele se isola em sua casa, afastado de todos, quando recebe uma visita inusitada de uma mulher quarentona que ele viu nascer.
Ambos estão em crise, ele por estar só, fora abandonado pela esposa durante sua crise, não ter mais seu trabalho, e ela, por ter sofrido uma decepção amorosa e não conseguir enfrentar isto sozinha, apesar de todos dizerem que ela é muito independente, e só faz o que quer, mas no fundo, não consegue enfrentar a vida sozinha.
Começam uma relação, que não tem nada para que seja bom, uma vez que ambos estão resolvendo suas carências, e não buscando um amor ou um companheiro. Roth explora o que realmente leva muitas vezes um ser humano buscar uma relação com o outro. Ambos não conseguem enfrentar suas questões e precisam representar para si mesmos que são fortes, livres, independentes, e claro, isto acaba virando pó.


Philip Roth nasceu em 1933 em Newark, Nova Jersey, Estados Unidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário