Direção: Hans-Christian Schmid - 2006
Duração: 93 min
Roteiro: Bernd Lange
País: Alemanha
A história é baseada em fatos reais ocorridos no sul da Alemanha nos anos 70 com a jovem Anneliese Michel.
Uma mãe que impõe seu desejo, um pai que tenta proteger a filha e impor a lei paterna, libertando-a, mas não consegue, ele não aguenta a mãe também. A religião e a psicose. A filha luta, mas acaba exaurida.
Michaela (Sandra Hüller) quer estudar, mas sofre de crises, ouve vozes. Esquizofrenia. A mãe quer impedir que ela vá, mas neste momento o pai se impõe. A mãe é fria, dura, religiosa, não abraça, diz que as roupas que a filha gosta são horríveis e as joga no lixo. Pergunta se ela se acha bonita.
Toda a identificação de uma filha com sua mãe para poder se tornar uma mulher não existe. Ela não tem a segurança necessária que obtemos no lar, no amor, na confiança e na crença que nossos pais são onipotentes para nos proteger. Como responder a pergunta: você se acha bonita? em tom pejorativo?
A mãe que não suporta a filha que se distancia e não atende a seus desejos e a massacra com palavras, olhares e atos.
A questão não é que a mãe não a ame, mas é um amor onde o outro tem que atender ao desejo daquele que ama. Mesmo indo embora, ela não se liberta, o terço simboliza a mãe. Como diria Romain Gary "você luta e acaba morrendo como um cão em cima do túmulo de sua mãe."
Assista ao filme legendado: http://www.youtube.com/watch?v=oz3iJngUe10
ou : http://tocadoscinefilos.net.br/requiem-2006/
O trailer está legendado em inglês
Nenhum comentário:
Postar um comentário