sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

FILME: REQUIEM - 2006




Direção: Hans-Christian Schmid - 2006
Duração: 93 min 
Roteiro: Bernd Lange
País: Alemanha 

A história é baseada em fatos reais ocorridos no sul da Alemanha nos anos 70 com a jovem Anneliese Michel.

Uma mãe que impõe seu desejo, um pai que tenta proteger a filha e impor a lei paterna, libertando-a, mas não consegue, ele não aguenta a mãe também. A religião e a psicose. A filha luta, mas acaba exaurida. 

Michaela (Sandra Hüller)  quer estudar, mas sofre de crises, ouve vozes. Esquizofrenia. A mãe quer impedir que ela vá, mas neste momento o pai se impõe. A mãe é fria, dura, religiosa, não abraça, diz que as roupas que a filha gosta são horríveis e as joga no lixo. Pergunta se ela se acha bonita. 

Toda a identificação de uma filha com sua mãe para poder se tornar uma mulher não existe. Ela não tem a segurança necessária que obtemos no lar, no amor, na confiança e na crença que nossos pais são onipotentes para nos proteger. Como responder a pergunta: você se acha bonita? em tom pejorativo? 
A mãe que não suporta a filha que se distancia e não atende a seus desejos e a massacra com palavras, olhares e atos. 
Michaela vai para a Universidade e neste dia sua mãe lhe dá um terço. Suas crises que havia sumido, voltam, ela não consegue tocar a cruz, ouve vozes, até que desiste. Se deixa levar.



A questão não é que a mãe não a ame, mas é um amor onde o outro tem que atender ao desejo daquele que ama. Mesmo indo embora, ela não se liberta, o terço simboliza a mãe. Como diria Romain Gary "você luta e acaba morrendo como um cão em cima do túmulo de sua mãe." 
A mãe precisa deixar seu filho ir, ela deve estar preparada para perder o filho para a vida e tem que cuidar de seus desejos ela mesma, não passá-los ao filho para que este os realize.



O mais chocante do filme, é que ela acredita estar possuída por demônios e se submete ao exorcismo, ao invés de procurar ajuda médica. Ela sofria de epilepsia e era esquizofrênica.




O trailer está legendado em inglês





Anneliese Michel


Hans-Christian Schmid nasceu em 1965 em Altötting, Alemanha. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário