sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

FILME: OS AMANTES DO CAFE FLORE - 2006




Direção: IIan Duran Cohen - 2006
Duração: 104 min 
Título original: Les amants du Flore
País: França 

Sartre e Simone de Beauvoir.

Como já li toda a autobiografia de Simone, me vi diante da condensação de tudo isto. Toca em pontos principais e foca a relação dos dois. Há aspectos que são diferentes em seus livros que os retratados no filme.

Simone (Anna Mouglalis) é muito conhecida pelo O Segundo Sexo, e considerada feminista, mas eu me pergunto muitas vezes até onde foi esta tão alardeada liberdade? ou até que ponto ela se submetia muitas vezes aos caprichos de Sartre? Um amor absoluto e os outros contingentes. Sim, na teoria isto é maravilhoso, mas viver isto?
Ela sentiu desejo de se casar com Algren (Kal Weber), ter uma família, este homem que a amou e não tinha medo disto. Sartre deslizava.



Sartre (Lorànt Deutsch)  nunca deixou de ser um pequeno burgues, e dizia que Simone pensava como um homem. Mas ela vivia na sua sombra, mesmo com toda sua inteligência e saberes. Entendiam-se, é óbvio, não sabiam viver um sem o outro, precisavam-se, mas ela pagou um preço altíssimo pelo que chamou de liberdade.



Mas continuo admirando-a profundamente. Ela foi um modelo para mim em minha juventude. Eu dizia que gostava do existencialismo sob a ótica de Simone.

Assista ao filme legendado: http://www.youtube.com/watch?v=556Em7Z6Nl8 ou no site: http://filosofiaemvideo.com.br/filme-os-amantes-do-cafe-flores-legendado-portugues/


SIMONE DE BEAUVOIR E JEAN PAUL SARTRE 

IIan Duran Cohen nasceu em 1963 em Israel. Cresceu em Paris, na França. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário