sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

LIVRO: MEMÓRIA DE ELEFANTE - ANTÓNIO LOBO ANTUNES




Antunes, António Lobo. Objetiva, 2006
198 páginas


UM DIA PARA ENCONTRAR UMA VIDA

Um psiquiatra ao retornar de Angola, e ao ter seu casamento desfeito, passa a se questionar e tentar se compreender. Quem sou eu?
O livro todo se passam num único dia, começando pelo hospital psiquiátrico onde trabalha, almoço com um amigo, a tarde em busca de explicações, e termina a noite com um encontro com outra pessoa que também luta contra a sua deterioração. O grande medo que sente é de amar e ser amado, não consegue se dar, não consegue lutar pelo amor que sente pela mulher, relembra fatos da infância, das marcas que uma mãe deixa no filho, ou melhor, de como ele recebe o que vem dela.
Ao conseguir se dar àquela mulher que está lutando contra sua velhice, ele reencontra uma possibilidade de viver, mas de forma comum, como sempre esperaram dele, sendo um adulto, e não mais a criança assustada que tinha medo de dormir no escuro.
O livro é escrito quase que totalmente em metáforas, para expressar o que sente e o que pensa, chega a ser um pouco árido em alguns momentos e requer uma certa dose de cultura literária e histórica, para a compreensão das metáforas.

António Lobo Antunes nasceu em 1942 na cidade de Lisboa, Portugal. É formado em medicina e se especializou em psiquiatria. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário