sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

LIVRO: SABINA SPIELREIN DE JUNG A FREUD - SABINE RICHEBÄCHER


Richebächer, Sabine. Civilização Brasileira - 2012 - 1ª Edição
Tradução: Daniel Martinenschen
434 páginas

Uma biografia de Sabina Spielrein. Uma vida dedicada à psicanálise após ser curada de sua histeria por Jung e ser analisada por Freud.
A Primeira Guerra e a Segunda Guerra, a Revolução Russa, uma vida envolta nestas contingências que a afetaram como a todos que viveram nestes períodos. Passou dificuldades, lutou, se empenhou, mas nunca abriu mão do desejo de viver, de estudar, de continuar em frente. Acabou assassinada junto com suas filhas Renata e Eva pelos nazistas em Rostov na Rússia.

Sabina foi esquecida e Melanie Klein ficou com os méritos de muitas de suas descobertas na psicanálise infantil. Com a descoberta de seus diários e escritos em Genebra, onde os deixou quanto retornou à Russia, surge este livro, filmes e textos editados, porém não há nenhum em português ainda.

Sabina ficou mais conhecida pelo "escândalo" de sua relação amorosa com Jung, cuja transferência nunca se desfez ou resolveu, do que pela sua contribuição à psicanálise. Ela trabalha a linguagem, os sonhos, a infância, é freudiana, apesar de Jung. É uma mulher a frente de seu tempo.

O livro dá um panorama da vida na Europa no período e sobre a Rússia Czarista à Comunista.

Recomendo também assistir ao filme: Um método perigoso.

Sabine Richebächer é uma psicanalista e escritora alemã. Doutora em Filosofia pela Universidade de Zurique com formação na Sociedade Sigmund Freud e no Seminário de Psicanálise, ambos em Zurique.


Nenhum comentário:

Postar um comentário