segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

FILME: MENOS QUE NADA - 2012



Direção: Carlos Gerbase - 2012
Duração: 105 min 

Baseado no conto "O diário de Redegonda" do médico e escritor austríaco Arthur Schnitzler e a leitura do ensaio de Freud "Delírios e sonhos na Gradiva de Jensen" foi essencial para o final do filme. 

Dante (Felipe Kannenberg) está internado, psicótico, tem surtos e delírios. Uma psiquiatra Dra. Paula (Branca Messina) se interessa por ele e o escolhe para sua tese. Levanta sua vida, tenta descobrir o quê houve com ele.



Quando pequeno tem uma amiguinha, dá-lhe um beijo no rosto. Sua mãe viu e o faz prometer que nunca mais fará isto , que é pecado. Ele então vai falar com ela para dizer que não pode mais vê-la, mas a menina pede um último beijo em troca de seu chapéu que oferece como lembrança. Ele lhe dá um beijinho. Quando chega em casa, sua mãe está morta.
É o começo. Culpa! matou a mãe com o ato pecaminoso. O pai é distante. Ele enterra o chapéu no cemitério, onde sepultam sua mãe.
Transforma-se num adulto tímido, fechado, anti-social, mas que gosta muito de arqueologia. Acompanha um grupo que faz pesquisas e acaba reencontrando a menina do chapéu que está casada com um homem violento, e que fez uma descoberta no terreno onde estão montando uma pousada de fósseis. Ela mostra para Dante que se interessa.
Ele vai acabar se envolvendo com uma arqueóloga famosa que quer os fósseis para sua pesquisa.


Não se sabe ao certo o que ocorreu e quem fala a verdade, se ele ou a arqueóloga que era movida pela ambição.
A psiquiatra com os fatos recolhidos, depoimentos aos poucos fará com que Dante consiga melhorar, mas até certo ponto, não sendo possível fazer com que ele volte a uma vida social.
Ela irá fazer a apresentação de seu trabalho e citará Freud: o delírio é uma forma de cura!

Assista ao trailer


Carlos Gervase nasceu em 1959 em Porto Alegre 

Nenhum comentário:

Postar um comentário