terça-feira, 31 de dezembro de 2013

FILME: FRANÇOISE DOLTO, PELO AMOR DAS CRIANÇAS - 2008


Direção: Serge Le Péron - 2008
Duração: 98 min 
Título original: Françoise Dolto, le désir de vivre 
País: França 

Assisti o filme em francês, seu título é Françoise Dolto, le désir de vivre , o desejo de viver.

Belíssima homenagem e biografia desta mulher que revolucionou a psicanálise infantil.

Através de dois casos de crianças traumatizadas pela guerra, o filme retrata seu trabalho. É a época do começo, ainda no hospital onde o diretor instigado por uma enfermeira fica irritado com seu trabalho até que percebe uma cura. Anos mais tarde já é a Dolto (Josiane Balasko)  que conhecemos.
Uma das crianças traumatizadas retorna já adulto para falar o com ela e agradecer sua cura e então ela diz: o que te curou foi o teu desejo, é preciso desejar viver.



É este desejo que ela tenta devolver às crianças e o fez até sua morte.

Há uma cena terrível que me tocou muito. Uma criança entra no quarto onde a irmã está morta, quer vê-la e a mãe a impede alegando que foi por sua culpa que a irmã está morta, pois ela não rezou como devia, o quanto seria necessário, pois Deus a teria ouvido se o fizesse corretamente, e por isto sua irmã morreu.
Pensem na carga de culpa que esta criança acaba de receber e o que isto trará para sua vida. As vezes os pais dizem coisas que são terríveis.

Um dos meninos, o que ela curou, ouviu quanto tinha em torno de 2 a 3 anos as pessoas chamarem sua mãe de puta e rirem e denegri-la. O outro culpa o pai por ter obrigado sua mãe a levar no carrinho de bebê, embaixo dele, armas para a resistência. Ela acaba presa e morreu num campo de concentração. Ele sonha com isto, com o rosto da mãe enquanto os homens colocavam as armas e diz que eles não se importavam com ele, o bebê.



Por outro lado, há uma cena onde seu filho, de Dolto, reclama sua atenção e ela lhe diz: marque uma sessão! o pai, seu marido, faz de tudo para deixá-la trabalhar em paz afastando as crianças. O preço que se paga pela dedicação a algo? ou seria possível não ser assim?


Françoise Dolto médica e psicanalista francesa


Serge Le Péron nasceu em 1948 em Paris 

2 comentários: