sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

LIVRO: DEIXE-ME IR, MÃE - HELGA SCHNEIDER



Schneider, Helga. Editora Berlendis & Vertecchia, 2001
Tradução: Liliana Laganá
136 páginas.


PERDOAR NEM SEMPRE É POSSÍVEL

Quando se tem uma mãe que foi uma das que esteve nos campos de concentração como supervisora, e que acredita no fundo do coração que estava certa, e não se arrepende em momento algum do que fez, e do outro lado, uma filha que acredita na humanidade e não aceita que uma pessoa possa fazer o que a sua mãe fez, não há outro jeito do que pedir que a mãe a deixe ir, porque, apesar de tudo, de todas as monstruosidades que a mãe cometeu, ela ainda vacila, deseja estar com a mãe, chega a ter vontade de perdoar, mas ela não pode, não pode porque a mãe não se arrepende e acredita no que fez.

Um livro corajoso, de uma filha que foi abandonada junto com o irmão e seu pai por uma mãe que acreditava mais em sua missão e dever junto ao III Reich.

Helga Schneider nasceu em 1937 em Steimberg, na época território Alemão, tendo se naturalizado Italiana. Sua mãe foi primeiramente para Ravensbrück como recruta da SS e depois para Auschwitz-Birkenau, abandonando a seu marido e dois filhos. Além deste livro sobre o reencontro com sua mãe escreveu outros livros. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário