domingo, 29 de dezembro de 2013

FILME: CISNE NEGRO - 2010



Direção: Darren Aronofsky - 2010
Duração: 108 min
Título original: Black Swan 
Roteiro: Andres Heinz - Mark Heyman - John J. McLaughlin 
País: Estados Unidos 

Ganhou o Oscar 2010 de melhor atriz, melhor diretor e melhor filme. 
Natalie Portman venceu o globo de ouro como melhor atriz.


O Filme é baseado no balé dramático O lago dos cisnes do compositor russo Tchaikovsky composto de quatro atos.

Belíssimo!

Uma mãe (Barbara Hershey) transfere para sua filha seu desejo que não se realizou, a trata como uma menina, doce e meiga e sempre repete isto: - Menina meiga! Um quarto com bichos de pelúcia, um grande coelho rosa. Só que esta menina já é praticamente uma mulher.
Nina (Natalie Portman) odeia e ama a mãe, dependência, não consegue ser ela mesma.
O amor e o ódio, o cisne branco e o negro, a ambivalência, a boazinha e a selvagem.
Ausência de pai, que imponha a separação da mãe e a lei do desejo. Ela é esquizofrênica, tem alucinações.
Uma parte dela tem que ser perfeita, doce, não relaxa, não curte a vida, não sabe seduzir, a menina meiga. Ela se mutila, se agride, autodestruição.
Não pode ter um homem, isto acabaria com o desejo da mãe, não pode ser mulher. Se masturba e vê a mãe na poltrona dormindo. Alucinação?
O outro lado deseja, quer seduzir, quer viver, mas ela o considera mau, tem que destruí-lo e voltar a ser a menina meiga.


Ela é uma bailarina, e o professor de dança Thomas Leroy (Vincent Cassel)  irá escolher quem irá interpretar o cisne negro e o branco para substituir Beth (Winona Ryder) que está se aposentado. Ela é escolhida para ser o branco, mas ela quer ser o negro também. Irá iniciar uma competição entre ela e outra bailarina Lilly (Mila Kunis), mas por mais que o professor quisesse que fosse ela, ao dançar ela não é um cisne negro, é correta e certinha demais, doce demais.



O filme mostra claramente o conflito dentro dela entre estes dois lados, que todos nós temos, mas que ela não consegue viver por que sua mãe a quer doce e meiga, e ela atende ao desejo do outro. Até que ela se transforma no mais belo cisne negro que já se viu, e dança maravilhosamente, fazendo com que sua mãe atinja seu desejo através dela, mas ela não o suporta, e terá que matar o cisne negro, seu lado negro. E também por que o que restaria dela depois de atender ao desejo do outro? nada!





Assista o trailer




Darren Aronofsky nasceu em 1969 em Nova York, EUA em uma família judia conservadora e sua irmã é bailarina. Graduou-se em Antropologia Social e Cinema em Harvard.

Música Clint Mansell 

Pyotr Ilyich Tchaikovsky - O lago dos cisnes 

Nenhum comentário:

Postar um comentário