sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

FILME: ELSA E FRED Um amor de paixão - 2005


Direção: Marcos Carnevale - 2005
Duração: 108 min
Título original: Elsa Y Fred 
Roteiro: Marcos Carnevale, Marcela Guerty e Lily Ann Martin 
País: Argentina - Espanha 

Condor de Prata de melhor atriz para China Zorilla 

Dois octogenários. Fred (Manuel Alexandre)  viúvo há 7 meses, sempre teve uma vida muito organizada, trabalhou 40 anos na Telefônica, tudo sempre muito certinho e correto. Elsa (China Zorilla) , bom não é possível saber ao certo, ela tem uma imaginação febril, conta histórias, inventa. Ao final se descobre que tudo que contou é ao contrário.
Os filhos querem cuidar dos pais, mas são como Elsa chama o filho: a policia! controladores.



Nossa cultura ocidental vê os idosos como seres incapazes, que voltaram a ser crianças, que precisam ficar quietos, vendo TV, tricotando etc, ao contrário da oriental que respeita os idosos por sua sabedoria e experiência. Os idosos no ocidente não sabem mais nada, não desejam mais, e não podem andar por si mesmos. Ou então, pior, são totalmente abandonados para não terem que zelar, não disse cuidar, disse zelar, amor, carinho, deles. A relação saudável inexiste, ou são controlados ou abandonados.



Na realidade Elsa tem pouco tempo de vida, faz hemodiálise. Tem um sonho, ir a Roma e viver a cena do filme La Dolce Vita. Fred acha que não consegue fazer mais nada, acha que está doente e velho. Ela se apaixona por ele que aos poucos é conquistado, e ambos começam a se divertir e muito.

Os filhos? ficam pasmos! como? Quando Elsa apresenta Fred como seu namorado, sua nora nitidamente a reprova, como se isto fosse um total absurdo.

Elsa cria seu mundo, ela quer fugir do controle, do organizado, do previsível da vida. É divertida, seu carro é vermelho, ela ouve música enquanto dirige, seu celular é pink, dá calotes, fala muito. Talvez uma forma de lidar com a desilusão da vida. Ele que vivia na tristeza é capaz de se abrir novamente, ou talvez, pela primeira vez, à vida.

Ao final, contrariando os planos de seu genro que precisava de dinheiro para abrir mais um negócio que ele estava idealizando, Fred leva Elsa à Roma e realiza seu sonho.



Um belo filme sobre como nunca envelhecemos no espírito, no inconsciente, mas apenas no corpo, e que a qualquer tempo podemos viver e fazer coisas, realizar desejos, e desejar.



Recomendo.

Assista ao trailer:





Marcos Carnevale nasceu em 1963 em Córdoba, Argentina

Trilha sonora de Lito Vitale

Lito Vitale nasceu em 1961 em Villa Adelina, Argentina. É um músico, arranjador e pianista

Nenhum comentário:

Postar um comentário