sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

FILME: A ESTRANHA PASSAGEIRA - 1942



Direção: Irving Rapper - 1942
Duração: 117 min 
Título original: Now, Voyager 
Roteiro: Olive Higgins e Casey Robinson 
País: Estados Unidos 

Adaptação da novela homônima de Olive Higgins Prouty. 

Filme selecionado para preservação pela biblioteca do Congresso Nacional dos EUA. 



É um filme antigo (1942) .Uma mãe perversa (Gladys Cooper) que quase destrói a filha Charlotte ( Bette Davis) . Só não o faz por que a cunhada percebe e leva um amigo psiquiatra para vê-la, Dr. Jaquith (Claude Rains). Ele aconselha o internamento dela, mas com o intuito de afastá-la da mãe. Ela não fica internada muito tempo. E depois vai fazer uma viagem e conhece Jerry ( Paul Henreid) por quem se apaixona . A mudança que se opera é enorme. A mãe de Charlote é autoritária, possessiva, não permite a filha ter escolhas, critica tudo nela, chantagista, e só quer o seu desejo sendo atendido. Foi a última filha e ela diz que o filho caçula vem ao mundo para cuidar da mãe. E que ela vai fazer o que ela quer. Ainda bem que a cunhada entra no meio destas duas. Depois ela retorna, mas nunca mais será como antes. Como a mãe percebe elas se confrontam, e neste momento sua chantagem funciona no real, ela morre. A mãe chega a se jogar da escada de propósito para se fazer de vítima e prender a filha. Há outra mãe que não aparece, mas que ouvimos falar dela, a mãe de Tina, uma menina, e esta é pior ainda, a rivalidade em relação ao pai é tão grande que ela quer se livrar da filha.
O quadro é típico: baixa auto-estima, medo, crises, afastamento e isolamento, revolta. O filme não chega a mostrar a psicose, não há delírios, nem alucinações, nem a percepção de que sou culpada, eu causei. Isto fica claro quando a mãe morre, no começo ela se sente culpada, mas depois aos poucos, voltando para a clínica, ela se liberta. E passa a trabalhar lá, e depois fica com Tina. No meio disto tudo uma história de amor impossível.





Irving Rapper nasceu em 1898 em Londres, Inglaterra e faleceu em 1999 em Los Angeles, EUA

Trilha sonora de Max Steiner 

Max Steiner nasceu em 1888 em Viena, Àustria e faleceu em 1971 em Los Angeles, Califórnia, EUA. Foi um compositor do cinema americano. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário