sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

LIVRO : OS ENAMORAMENTOS - JAVIER MARÍAS




Marías, Javier. Companhia das Letras, 2012
Tradução: Eduardo Brandão
344 páginas.

Interessante que os personagens são Javier e Marías, como se fossem o lado masculino e feminino do autor.

O autor nos conduz através de uma única voz, a de María, nos labirintos de uma pessoa enamorada por outro. O que podemos imaginar, deduzir, conjecturar sobre o outro, sem nunca saber a verdade sobre o outro ou como este outro nos vê. São os desejos, as ilusões, a racionalidade, o que se espera apesar de não poder esperar. Pouco espaço a outra voz, e quando isto se faz é María quem conta, e existe também a possibilidade dele estar mentindo para ela.
O livro dialoga com outros livros, principalmente com "O Coronel Chabert" de Balzac que acompanha o livro. "revela passo a passo as armadilhas de toda ficção. O desejo íntimo de acreditar naquilo que é narrado, bem como o impulso de preencher com a própria fantasia o que se ignora.".
Estamos sempre fazendo isto, mesmo quando o outro nos fala, o captamos com a nossa subjetividade. Sempre faltará algo, há sempre um resto em qualquer diálogo. O livro lembrou-me um pouco Machado de Assis - Dom Casmurro, onde a dúvida permanece e não sabemos pelo autor se Capitu traiu ou não.
Javier Marías, através de sua personagem María, nos leva ao encontro do que é mais real em um enamoramento, aquilo que realmente pensamos ou desejamos, chegando ao cruel, que se faz através de palavras ou de atos. Quando amamos outro que ama outro, no fundo desejamos eliminar este outro, alguns o fazem, outros só o falam, e isto remete ao inconsciente infantil, onde desejamos a morte do irmão(ã), ou do genitor que concorre conosco por aquele a quem desejamos, e isto se mantém, repetindo em nossas vidas, seja em pensamento ou em ato. os Enamoramentos é uma descrição do real de se estar apaixonado.

Javier Marías Franco nasceu em 1951 em Madrid, Espanha. É formado em Filosofia e Letras pela Universidade Complutense de Madrid. Considerado um dos mais importantes escritores vivos da lingua castelhana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário