domingo, 29 de dezembro de 2013

LIVRO: O ANO DA LEITURA MÁGICA - NINA SANKOVITCH



Sankovitch, Nina. Leya, 2011
Tradução: Paulo Polzonoff
232 páginas
Título original: Tolstoy and the purple chair. My year of magic reading.

Um sanatório de livros.

É a segunda vez que leio o livro. Trata-se de um livro onde os livros se transformam em terapia.
Nina após a morte de sua irmã empreende uma fuga ocupando-se de tudo e todos numa não aceitação da morte. Três anos assim e ela se dá conta que não pode continuar, precisa parar.
Ela inicia o que chamou de o ano da leitura mágica, ou seja, ler um livro por dia durante um ano e resenhá-lo. É um percurso solitário, mas as resenhas eram uma forma de troca com os outros a respeito do que leu.
Foi a forma que encontrou para poder fazer o luto da irmã, mas foi muito mais rico que isto, pois foi uma viagem, um percurso de crescimento, compreensão, desenvolvimento pessoal.
Ela chamou de Sanatório de livros. A palavra sanatório vem de sanar, curar, acabar com algo ruim.

Pessoalmente acho complicado absorver um livro por dia, preciso de mais tempo para saboreá-lo, digerir, pensar, criticar, aprender, apesar de que há livros que leio em poucas horas. Mas ela conseguiu.

Livros são companheiros, ler é um bálsamo, uma fuga, uma viagem, um encontro consigo e com o outro, é aprender, conhecer, compreender, mas é também um lazer, um entretenimento, dependendo do que buscamos em suas páginas. Livros tem vida própria, são vagabundos, andam por aí, voltam, somem, e caem em nossas mãos exatamente quando precisamos deles. Quando entro em uma livraria sem nenhum título em mente, mas precisando de algo, eu costumo andar pelos corredores, e de repente, um livro me atrai, e com certeza é o que eu preciso. É maravilhoso!

Nina em sua poltrona roxa lendo um livro por dia durante um ano. Ela nasceu em Evanston, Illinois, EUA. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário