Direção: Jane Campion - 1990
Duração: 158 min
Título original: An angel at my table.
País: Nova Zelândia
Um filme magnifico - 2hs e meia, baseado na autobiografia de Janet Frame,escritora da Nova Zelândia.
Uma garota ruiva, tímida, fechada (Karen Fergusson), apesar de uma família amorosa e presente. Era gordinha, seu cabelo muito volumoso e cacheado, criticada e humilhada na sala de aula, foi afastada de sua melhor e única amiga por coisas normais da idade, conversas sobre sexo. Gosta de escrever poesias.
Vai para a Universidade estudar. Ela sofre de algumas crises, e então um prof. de psicologia com o qual estabeleceu uma forte transferência, elogia sua redação dizendo que ela escreve bem. Ela sonha com este elogio, mas por causa de algo que ela escreveu e de sua resposta quando ele perguntou ele a considera doente e comunica isto à direção da Universidade. Querem interná-la, e ela aceita, por que o prof, de psicologia lhe diz que é bom para ela e poderá descansar. O rosto deste professor e seu sorriso é mecânico, frio, falso, mas ela, apaixonada, acredita nele. Durante 08 anos ela irá ficar internada, foram inúmeros eletrochoques, seu diagnóstico: esquizofrenia. Querem fazer uma lobotomia, e ela é salva por que seu livro de contos foi premiado.
Outra irmã morre afogada.
Ela se transformará numa das mais aclamadas escritoras da Nova Zelândia. Mas antes, irá viajar, passar por vários locais, conhecer finalmente o amor de um homem. Seus pais morrem, e ela segue, sempre tímida, afastada até que um psiquiatra lhe dirá que ela não é esquizofrênica, que o diagnóstico estava totalmente errado.
Que história magnífica !
ResponderExcluir