Direção: Milos Forman - 2006
Duração: 118 min
Título original: Goya's Ghosts / Los fantasmas de Goya
Roteiro: Milos Forman e Jean-Claude Carrière
País: Espanha e Estados Unidos
O filme não é exatamente sobre a vida do pintor Goya, apesar de retratar uma fase de sua vida, mas sobre sua arte dentro do contexto da época - 1792 - 1809.
O que se passa no filme, o que é filmado é o que está nas Gravuras de Goya, o que ele viu e retratou, pintou. É um filme sobre sua arte.
Goya pinta, retrata, desenha o real, não o que se espera que ele veja ou pinte. O quadro da rainha, por exemplo, ele não consegue fazer dela uma mulher mais bonita, pinta o que vê, e claro que a rainha não gostou.
O filme também nos mostra a época, a inquisição, o Santo Ofício, o jogo do poder, a igreja, a miséria, as prisões e hospícios. A revolução, as guerras e Napoleão e a revolta dos espanhóis contra este.
Goya (Stellan Skarsgard) é reconhecido pela corte espanhola. É a época da invasão de Napoleão e da Inquisição. Sua musa Inés (Natalie Portman) é presa pela inquisição sob falsas acusações de heresia e nem mesmo Frei Lorenzo (Javier Bardem) consegue libertá-la, mas ele irá visitá-la e acabará por engravidá-la. Quando finalmente sai da prisão ela irá atrás de seu filho, todos a consideram louca, mas Goya irá acreditar nela.
Assista ao trailer:
Nenhum comentário:
Postar um comentário