terça-feira, 31 de dezembro de 2013

FILME: A FILHA DO PAI - 2011


Direção: Daniel Auteuil, 2011.
Duração: 107 min 
Título original: La fille du puisatier 
País: França 

Adaptação do romance de Marcel Pagnol numa regravação. 

La fille du puisatier. O título em português chega a estar mais de acordo, pois trata-se de um filme quase antropológico. Ele trata do nome. A filha do puisatier, ou seja, quem constrói poços artesianos, Patricia (Astrid Bèrges-Frisbey) engravida de um rapaz (Nicolas Duvauchelle) de uma família rica que vai para a guerra. O pai (Daniel Auteuil) procura a família dele, mas é mal recebido pela mãe e também pelo pai. Vai embora e manda sua filha  para a casa da irmã, por causa da vergonha e do falatório.

Nasce um menino e isto mexe com ele, um homem. Mas... e o nome? bom ele recebeu o nome da mãe, mas o nome da mãe é o nome do pai. E aí começa toda a questão do nome e da filiação.
O avô então vai buscar aquele que leva seu nome. Ele que só teve filhas mulheres, tem neste bebê o primeiro a ter seu nome para uma  descendência.
O pai do bebê é dado como morto, e então a família dele tenta se aproximar do neto. A estas alturas o avô materno já tomou "posse", está ciumento, mas acaba aceitando a presença dos avós paternos.
Felipe (Kad Merad) , que trabalha com ele, havia desejado se casar com a filha e teve que desistir diante da negativa dela por estar apaixonada por outro. Porém, ele ainda quer casar com ela e dar seu nome à criança.

Quantos nomes!
Mas irá ocorrer algo que vai alterar tudo isto, o rapaz não morreu na guerra e retorna. O pai dele então pede a mão dela em casamento para seu filho que inicialmente recusa por achar que ele estava fazendo isto por obrigação, mas ele diz que não. Então... agora o bebê passa a ter o nome do pai e do outro avô.

Felipe decide se casar com a irmã dela, e ao invés de pedir sua mão ao pai, a pede ao cunhado. São as relações de parentesco que ditam as regras.
Uma história de amor entre pessoas diferentes, a segunda guerra mundial e o que ela pode trazer de mudanças.
Lembrando que na França o nome é o sobrenome e principalmente o primogênito sempre será chamado pelo sobrenome, enquanto outros irmãos serão chamados pelo primeiro nome.


Daniel Auteuil nasceu em 1950 em Argel, Argélia.

Trilha Sonora - Alexandre Desplat 

Nenhum comentário:

Postar um comentário