sábado, 26 de abril de 2014

FILME: ADEUS, MINHA RAINHA - 2012



Direção: Benoît Jacquot - 2012 
Duração: 100 min 
Título original: les adieux à la reine. 
Roteiro: Benoît Jacquot e Gilles Taurand
País: França 

Baseado no livro de Chantal Thomas 

No início da Revolução Francesa o dia a dia no palácio de Versailles onde vivem os reis Maria Antonieta (Diane Kruger) e Luis XVI (Xavier Beauvois). Sidonie Laborde (Léa Seydoux) é a leitora da rainha e totalmente devotada à ela, porém não mantém um relacionamento próximo juntos aos outros serviçais do palácio e nunca fala de si mesma. A Bastilha é tomada e muitos começam a fugir e a abandonar o palácio. Sidonie será incumbida pela rainha a ajudar a mulher pela qual se apaixonou, a Duquesa Gabrielle de Pontignac (Virginie Ledoyen) a fugir do país.

Inicialmente a vida não se altera no palácio com a queda da Bastilha, mas será por muito pouco tempo. O filme não mostra o desfecho dos reis que foram guilhotinados, mas foca principalmente na vida do palácio, nas intrigas, amores, desejos, cobiças, invejas, não apenas entre os nobres, mas entre os serviçais também, deixando bem a mostra um estilo de vida palaciano, onde uma rainha não abre sequer uma porta e os que os servem apesar de todas as formalidades como nunca se virar de costa para sua majestade, também são espertos, roubam, se aproveitam da situação.

Nada é secreto, nada é íntimo, não há nada que se faça num palácio assim que outros não vejam ou não saibam, há olhos e ouvidos em todos os lugares.

O filme foi rodado quase que inteiro no Palácio de Versailles. É a visão de Sidonie que aparece no filme, e também é o seu final que conta, quando ela deixa de ser a leitora da rainha e volta a não ser nada, ou seja, ser do povo, daquele povo que passava fome e necessidades, e que estava desprotegido e foi levado pela burguesia a lutar na Revolução Francesa, e depois, como Sidonie, retornou ao seu lugar.


Benoît Jacquot nasceu em 1947 em Paris, França. 

Trilha sonora de Bruno Coulais. 

Bruno Coulais nasceu em 1954 em Paris, França. É um compositor francês. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário